"TURISMO HISTÓRICO E DE NEGÓCIOS"
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NOSSO TURISMO HISTÓRICO e de NEGÓCIOS

DADOS SOBRE O TURISMO HISTÓRICO NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • O Estado de São Paulo é o centro econômico e industrial mais importante da América do Sul, abrangendo uma área de 247.898 km2, seus habitantes são chamados paulistas.

    As melhores praias do Estado estão próximas de Santos. Na direção norte, Guarujá, Caraguatatuba, Ubatuba e outras; na direção sul, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Cananéia.

    Duas ilhas devem ser conhecidas no litoral norte: Ilha de São Sebastião e a Ilha Bela.

    Podem ser conhecidas belas estâncias, em curtas viagens à região serrana de São Paulo, como Campos do Jordão, e do circuito das águas como Atibaia, Serra Negra, Socorro, Amparo, Lindóia, Águas de São Pedro e Águas da Prata.

    Aparecida do Norte, com romarias à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e a pequenina cidade do Embu, próxima de São Paulo, com grande mostra de artesanato e pintores primitivos são locais de grande atração turística.

    Para os amantes da natureza, visitar a Caverna do Diabo ou a de Santana, é inesquecível.

    As principais cidades do interior de paulista, Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba, Bauru e Jundiaí são grandes centros agro-pecuários, frutíferos, universitários, téxteis, metalúrgicos, de calçados e de transformação de minerais não-metálicos, além de São José dos Campos com a indústria aeronáutica.

    A Região do Grande São Paulo, com os Municípios de Guarulhos, Osasco e o famoso A-B- C-D, referentes a Santo André, São Bernardo, Sào Caetano e Diadema que compõem o parque industrial automobilístico do Estado.

( Fonte: EMBRATUR)

Turismo Histórico em São Paulo

 

DADOS SOBRE O TURISMO DE NEGÓCIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Pesquisa feita pela Secretaria de Esportes e Turismo – mostrou que, do total de turistas estrangeiros vindos em 1998 à cidade de São Paulo, 49% viajaram a negócios/trabalho, percentual que se eleva a 58% quando incluídos os 10% motivados por participação em eventos como congressos, convenções e feiras. Por sua vez, o turismo de lazer foi o motivo para 48% das viagens em 1998.

Tanto o turismo internacional de negócios como o de lazer elevaram-se em relação a idêntica pesquisa realizada em 1992, revelando uma ampliação da estrutura turística da cidade

Outra pesquisa da Embratur revelou que, também no caso do turismo doméstico, a principal motivação em 1998 foi a de negócios/trabalho (296%), acentuada ainda quando acrescida de participação em eventos ( 5%), totalizando 34% ou um terço da demanda turística doméstica de São Paulo. A motivação lazer correspondeu a 12%, mas certamente muitos dos 25% que vieram a São Paulo para visitar parentes e amigos também se utilizaram da estrutura de lazer da cidade.

São Paulo ocupa no Brasil a segunda posição entre as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros, com o percentual de quase 20%, superada apenas pelo Rio de Janeiro, que, em 2000, recebeu 34% do total desses turistas. Quando o foco é concentrado na relação entre o turismo de negócios e o de lazer, verifica-se que apenas duas cidades recebem mais turistas a negócios do que de lazer: Porto Alegre, em que 65% dos turistas a visitam a negócios e 31% por lazer, e São Paulo, em que esses percentuais são, respectivamente, 51,1% e 43%.

Embora sem um perfil mais exato dos turistas que buscam o interior do Estado de São Paulo, é claramente perceptível – através do acompanhamento da movimentação em torno de feiras, rodeios, mostras e exposições, diversos tipos de encontros – o crescimento das atividades turísticas em diversas regiões do Estado. Entre estas, destaca-se a expansão da rede hoteleira nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, pólos mais dinâmicos do interior e a expansão do turismo de negócios.


Por que São Paulo atrai o Turismo de Negócios ?

O Estado de São Paulo e particularmente sua capital desempenham um papel de grande peso na economia do país. O Estado é responsável por 35% do Produto Interno Bruto brasileiro e a capital abriga a sede de 49 das 100 maiores empresas do país. É natural, portanto, que para aqui se dirija o maior fluxo de homens e mulheres de negócios oriundos do exterior e de todas as partes do Brasil.

Turismo de Negócios em São Paulo

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