SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
KOFI ANNAN,
FELICITA O PAPA BENTO XVI
19 de Abril de 2005
Fonte: Centro Regional da ONU em Bruxelas - RUNIC

A declaração que se segue foi comunicada hoje pelo Porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan:

O Secretário-Geral felicita Sua Santidade o Papa Bento XVI pela sua elevação ao papado.

As Nações Unidas e a Santa Sé partilham um compromisso firme a favor da paz, da justiça social, da dignidade humana, da liberdade de religião e do respeito mútuo por todas as religiões do mundo. O Secretário-Geral espera ansiosamente os contributos de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, para o fortalecimento desses valores. Deseja ao Papa Bento XVI força e coragem, ao assumir as suas grandes responsabilidades.


MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO
MORTE DO PAPA JOÃO PAULO II
02 de Abril de 2005
Fonte: Centro Regional da ONU em Bruxelas - RUNIC

Nova Iorque, 2 de Abril– A morte do Papa João Paulo II entristeceu-me profundamente. Para além do seu papel de guia espiritual de mais de um bilhão de homens, mulheres e crianças, foi um defensor incansável da paz, um verdadeiro pioneiro do diálogo entre as religiões e um forte impulsionador de uma auto-avaliação crítica por parte da Igreja.

Tive o privilégio de me encontrar várias vezes com o Papa João Paulo II, nos últimos anos. Fiquei sempre deveras impressionado com o seu empenho em, como disse no seu discurso na Assembléia Geral em 1995, ver as Nações Unidas transformarem-se num “centro moral onde todas as nações do mundo se sintam em casa e desenvolvam a consciência comum de serem, por assim dizer, uma ‘família de nações’”.

Apresento as minhas mais sentidas condolências aos Católicos e a outros, espalhados pelo mundo, a quem a sua vida de oração e de dedicação constante à não-violência e à paz sensibilizou.


Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br