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MENSAGEM
DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO
DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
08 de Setembro de 2005
Fonte: Centro Regional de Informação
da ONU em Bruxelas - RUNIC
Neste ano, que marca o início da Década das Nações Unidas para a Educação e o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), o tema do Dia Internacional da Alfabetização é o papel da alfabetização no desenvolvimento sustentável.
A alfabetização é um fator determinante de mudança e um instrumento prático de poder no que respeita às três vertentes principais do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do ambiente.
A experiência e os estudos efetuados mostram que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos. Durante os últimos anos, numerosos programas de allfabetização foram mais claramente orientados para as necessidades locais, especialmente privilegiando o desenvolvimento comunitário e a proteção do ambiente. Estas abordagens procuram enriquecer os cursos de alfabetização, ultrapassando as funções básicas da leitura e da escrita para incluírem competências da vida diária e o conteúdo correspondente.
Tal como a aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização está no centro do desenvolvimento sustentável. Contudo, estima-se que, atualmente, o número de analfabetos ronde os 800 milhões de adultos, dos quais cerca de dois terços são mulheres. Calcula-se ainda que mais de 100 milhões de crianças não freqüentem a escola. É evidente que o apoio dado à alfabetização está ainda longe de responder às necessidades existentes. Neste Dia Internacional da Alfabetização, lembremos que a alfabetização para todos é uma parte integrante da educação para todos, e que estes dois aspectos se revestem de uma importância crucial para a realização de de um desenvolvimento realmente sustentável para todos. .
DIA INTERNACIONAL
DA ALFABETIZAÇÃO
( 08 de Setembro de 2004 )
Fonte: Rádio
das Nações Unidas
Este ano, o tema do Dia Internacional da Alfabetização -- o gênero e a alfabetização -- salienta o obstáculo que a desigualdade entre os sexos representa para o nosso trabalho em prol da alfabetização para todos.
Neste segundo ano da Década das Nações Unidas para a Alfabetização, mais de 50 mil milhões de mulheres constituem a maior parte dos adultos analfabetos do mundo; por outro lado, a maioria das crianças que não freqüentam a escola são moças. Ao mesmo tempo, estudos sucessivos têm demonstrado que não há melhor instrumento para um desenvolvimento mais eficaz do que a educação das moças e das mulheres. Não existe medida mais capaz de aumentar a produtividade econômica, de diminuir a mortalidade infantil e materna, de melhorar a nutrição, de promover a saúde incluindo a prevenção do HIV/AIDS (VIH/SIDA) e de aumentar as possibilidades das gerações seguintes no domínio da educação. Para milhões de mulheres, as atividades de alfabetização podem oferecer uma oportunidade rara de aprender um novo vocabulário de possibilidades que lhes abre um novo mundo, mais além da sua existência imediata e da sua família. O que se diz em relação às famílias também é aplicável às comunidades e, claro, em última análise, a países inteiros.
Por outras palavras, a alfabetização não é simplesmente um objetivo em si. É um pré-requisito para um mundo saudável, justo e próspero. É um instrumento crucial do trabalho que visa tornar realidade os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aprovados por todos os governos do mundo como um plano geral para a construção de um mundo melhor no século XXI. Além disso, a alfabetização é um direito humano, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos que consagra o direito de todos à educação. É insensato que este direito continue a ser negado a 20% da população adulta do mundo.
Não há tempo a perder, se queremos alcançar o objetivo que mereceu a concordância dos Governos do mundo e consiste em elevar as taxas de alfabetização a nível mundial em 50%, até 2015. Embora as campanhas de alfabetização tenham conseguido aumentar a alfabetização em todo mundo, uma tarefa enorme permanece por realizar. Isto significa que devemos ir mais além dos esforços do passado e aplicar as lições extraídas dos erros cometidos. Devemos levar mais longe os métodos que sabemos terem tido mais êxito os que se baseiam numa ação comunitária que toma em consideração o contexto e as condições locais. Devemos trabalhar em parcerias, juntando os governos, a sociedade civil, a família das Nações Unidas e outras organizações internacionais. E também devemos colocar as necessidades das comunidades dos que aprendem -- especialmente as mulheres no centro dos nossos esforços.
A Década
das Nações Unidas para a Alfabetização dá-nos
a oportunidade de intensificar o nosso compromisso e de aumentar os nossos
investimentos. Os custos da construção de uma sociedade alfabetizada
são relativamente baixos, quando comparados com os custos do fracasso,
em termos de prosperidade, saúde, segurança e justiça.
Neste Dia Internacional da Alfabetização, reafirmemos o nosso
empenho na missão que é a alfabetização
para todos tanto para as mulheres como para os homens.
DIA INTERNACIONAL
DA ALFABETIZAÇÃO
( 08 de Setembro de 2003 )
Fonte: Centro de Informação
da ONU em Portugal
Hoje, celebramos o primeiro Dia
da Alfabetização, da Década das Nações
Unidas para a
Alfabetização - o quadro internacional para a ação,
lançado no passado mês de Fevereiro, a fim de
galvanizar o trabalho em prol de melhores taxas de alfabetização,
e que se centra no objetivo
internacional de elevar os níveis de alfabetização até
2015.
Hoje, há mais
de 860 milhões de adultos analfabetos no mundo, dois terços
dos quais são
mulheres. Ajudá-los a aceder à alfabetização é
não só vital por direito próprio; é uma condição
prévia para se alcançarem os outros objetivos que o mundo fixou
na Declaração do Milênio.
A
alfabetização abre a porta para a aprendizagem ao longo da vida,
é essencial para o
desenvolvimento e a saúde e abre o caminho para a participação
democrática e a cidadania ativa.
Embora o desafio seja maior nos países
em desenvolvimento, nenhuma sociedade do
mundo pode afirmar que o analfabetismo foi totalmente erradicado. Muitos
países desenvolvidos
apresentam níveis de alfabetização reduzidos, mas preocupantes.
Em todos os países, o
analfabetismo está ligado a padrões de pobreza,
exclusão social e desigualdades.
O desafio da alfabetização não pode, por isso, ser enfrentado
isoladamente. Exige uma
abordagem integrada que contextualize a alfabetização e utilize
contributos de todos os atores --
Governo, a todos os níveis, sociedade civil, sector privado, grupos
comunitários, educadores
profissionais e, o que não é menos importante, a família,
amigos e colegas daqueles que procuram
desenvolver as suas competências no domínio da literacia.
A alfabetização
é um processo emancipador, que permite que milhões de
seres humanos
tenham acesso ao conhecimento e à informação, que alarga
horizontes, aumenta as oportunidades e cria alternativas para a construção
de uma vida melhor. É essencial para a educação das moças
e o acesso das mulheres à autonomia e, também, o instrumento
mais eficaz que conhecemos para conseguir o desenvolvimento de toda uma sociedade.
É por esse motivo que, nos primeiros dois anos
da Década para a Alfabetização,
se dará especial importância à alfabetização
das mulheres, como um meio para
atingirmos ao nosso objetivo último, que é a alfabetização
para todos. Neste dia, prometamos trabalhar em conjunto para garantir que
não haja lugar para o analfabetismo no século XXI.
Gentileza do Centro de Informação da ONU em Portugal
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