RESUMO BIBLIOGRÁFICO (*26/08/1906 + 03/03/1993):
Albert Bruce Sabin nasceu a 26 de agosto de 1906 em Bialistock-Rússia, hoje Polônia.
Formou-se doutor em medicina pela Universidade de Nova York (1931) e foi médico interno do Hospital Bellevue (1932-34). Fez curso no Instituto Lister de Medicina Preventiva de Londres (1934-35), foi associado do Instituto Rockfeller para pesquisas médicas (1935-37) e professor de pesquisas pediátricas da Universidade de Cincinnati (1939).
Dedicou 25 anos de sua vida ao estudo da poliomielite e desde 1952 voltou-se especialmente à obtenção de uma vacina de vírus vivo atenuado, para uso oral, o que conseguiu realizar por volta de 1960. A primeira vacina contra a poliomielite foi a vacina Salk, injetável, desenvolvida com vírus morto, por Jonas Edward Salk.
A vacina Sabin, lançada no mercado em 1961-62, é a mais usada atualmente porque permite imunidade intestinal e corporal, enquanto que a vacina morta só oferece imunidade corporal. Além disso, a vacina Sabin produz imunidade vitalícia, sem a necessidade de injeção ou vacinação auxiliares.
Em 1957, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu que a vacina de Sabin merecia ser testada mundialmente. Ele foi convidado a administrar a vacina em grandes grupos de crianças em algumas partes de Rússia, Holanda, México, Chile, Suécia e Japão. Porém, nos Estados Unidos teve dificuldades para convencer a Fundação de Poliomielite e o Serviço de Saúde Pública norte-americano de que o uso do seu método era melhor que o método de vacina com vírus morto de Salk.
Uma vantagem da vacina oral de Sabin, especialmente em países menos desenvolvidos, é a facilidade de administração: deve ser tomada em três etapas, com 6 a 8 semanas de intervalo e deve ser renovada anualmente nos primeiros anos de vida da criança.
Albert Sabin faleceu a 3 de março de 1993, em Washington-EUA, depois de uma vida inteira de dedicação ao ser humano e incansável luta contra a poliomielite.
Verdadeiro BENFEITOR DA HUMANIDADE, além de gênio criador da vacina contra a poliomielite, Albert Sabin RENUNCIOU aos direitos de patente, consentindo e facilitando sua difusão para a população de todo o mundo, incluindo os mais necessitados, sem nenhum tipo de especulação comercial, como é tão comum nos dias de hoje. Atualmente, graças a ALBERT SABIN, à OMS (Organização Mundial de Saúde) e ao grande esforço de ROTARY INTERNATIONAL, entidade que chamou para si, através do Projeto PolioPlus, o desafio de erradicar a poliomielite do mundo até o ano 2005, quando das comemorações de seu centenário, a terrível doença está quase que totalmente debelada com alguns focos em países da África e Ásia. Enquando houverem focos, a vacinação deve continuar em todos os países do mundo, visto a possibilidade de contaminação estremamente favorecidas em nosso mundo globalizado.
Outras fontes de Informação:
SABIN Vaccine
Institute - Wikipedia
em inglês - Wikipedia
em português -
Rotary:
O Último Desafio - Rotary:
A Erradicação da Pólio no Brasil -
Portal Nosso São
Paulo - www.nossosaopaulo.com.br
|