CLIENTES DO BRADESCO
INTERNET BANKING Prezados(as) Amigos(as), Devido ao grande estrago que pode ser causado pelos BANDIDOS DA INTERNET (HACKERS, etc. - aqueles que usam armas virtuais às quais não estamos acostumados), mesmo aos mais experientes usuários, quiçá para os iniciantes, tomamos a liberdade de alertar a todos para a nova forma de intrusão, leia-se tentativa de ROUBO/FURTO, aplicada aos clientes do BRADESCO que acessam o Internet Banking., a partir da semana passada (14/Nov/2003). Segundo informações, a mesma sistemática parece estar sendo aplicada em outros bancos e é originada, normalmente, quando o usuário recebe um e-mail semelhante para retirar um CARTÃO VIRTUAL que vem com um arquivo anexado semelhante ao "MSDATNO01.exe ou Jz214.exe", que se liga ao browser Explorer. O procedimento passa a ocorrer da seguinte forma. Após haver recebido o cartão: 1. O correntista acessa o INTERNET BANKING através do browser MICROSOFT EXPLORER; 2. Ele digita o número da agência e o número da conta corrente; 3. O BRADESCO solicita o código para acesso ao INTERNET BANKING, mais uma FRASE secreta; 4. APÓS ESSE PROCEDIMENTO, normal para o acesso a uma conta corrente, aparece uma JANELA, supostamente do BRADESCO (conforme figura abaixo), solicitando novamente a digitação dos números da Agência, Conta Corrente, Frase Secreta, Senha da Internet e Senha do Cartão, contendo inclusive a cópia da calculadora de segurança e do mascote do BRADESCO ! NOTEM QUE O CADEADO DE SEGURANÇA CONTINUA OK na linha inferior da tela; 5. CUIDADO: Se VOCÊ preencher esses dados, que estão 'DENTRO DO AMBIENTE DE SEGURANÇA' do banco, o programa 'hacker' automaticamente passará os mesmos ao seu dono ('BANDIDO DA INTERNET'), a partir do seu computador. Este estará apto a sacar/transferir o seu DINHEIRO para outras contas correntes; 6. Aparecendo esses sintomas, entre em contato imediatamente com sua agência BRADESCO ou com o Suporte ao INTERNET BANKING que deve lhe enviar um SOFTWARE para 'LIMPAR' o MICROSOFT EXPLORER, porquê esta 'JANELA' se origina do arquivo recebido que age como um 'plug-in/add-on', adicionado ao browser e passa, portanto, por qualquer sistema de FIREWALL ou ANTI-VÍRUS. O procedimento para retirada desse novo transtorno exige, inclusive, 'boot' do Windows em Modo de Segurança e Edição do RegEdit para exclusão das entradas infectadas. Orientamos que se recorra a um técnico especializado para tal! IMPORTANTE: o BRADESCO foi contactado na mesma data e, após dias trocando informações com o Internet Banking, enviamos a eles uma cópia do VÍRUS/HACKER que isolamos, solicitando que tomassem providências no sentido de expedir um comunicado a seus clientes sobre a gravidade do fato. Parece que NADA foi feito para não deixar os clientes com MEDO de acessar o internet banking... espero que o banco pague todos os prejuízos decorrentes dessa atitude/omissão !!! Pensamento: "A tecnologia INTERNET realmente pode e tem ajudado muito na vida moderna. Todavia, assim como ocorreu em quase todas as invenções, seres humanos, nossos semelhantes, imbuídos de más intenções, podem utilizá-la para causar grandes dores de cabeça e prejuízos ! Portanto, todo cuidado é pouco quando se fala em 'transações financeiras' pela rede, mesmo nos sites bancários, que gastam milhões em segurança !" ( Engº Celio Franco - Consultor em T.I. e Telecom e Gestor do Portal Nosso São Paulo)
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