PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

MARÇO de 2006


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Março/2006:

“ A CORRUPÇÃO ”
- Obras Completas de Rui Barbosa - 1889 -

“ A corrupção gravemente perniciosa é a que assume o carácter subagudo, crônico, impalpável, poupando cuidadosamente a legalidade, mas sentindo-se em toda a parte por uma espécie de impressão olfativa, e insinuando-se penetrantemente por ação fisiológica no organismo, onde vai determinar diáteses, irremediáveis. ”

( Rui Barbosa - Biografia - 1860/1935 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

02/Março/2006:

“ SOBRE A PAZ”
- trecho do discurso no recebimento do Prêmio Nobel - 1990 -

“ Sr. presidente, senhoras e senhores, este momento não é menos emocionante, para mim, do que quando eu soube, em primeira mão, acerca da decisão do Comitê do Nobel. Em ocasiões similares, grandes homens dirigiram-se à humanidade - homens famosos por sua coragem em trabalhar pelo conjunto da moralidade e da política. Entre eles estiveram meus compatriotas. A distinção de ser premiado com o Nobel da Paz me faz refletir novamente sobre uma pergunta aparentemente simples e clara: Que é a PAZ ?

Preparando meu discurso, eu encontrei numa velha enciclopédia russa uma definição da "PAZ", como uma "comuna" - a célula tradicional da vida do camponês russo. Eu vi nesta definição uma compreensão profunda, pelas pessoas, da paz como harmonia, concórdia, ajuda mútua e cooperação. Esta compreensão está incorporada nos cânones das religiões do mundo e nos trabalhos dos filósofos, desde a antiguidade até o nosso tempo. Os nomes de muitos deles já foram aqui mencionados. Deixem-me adicionar-lhes um outro.

A paz "propaga riqueza e justiça, as quais constituem a prosperidade das nações"; uma paz que seja "apenas um intervalo entre as guerras... não é digna do nome"; a paz implica "intenção geral". Isto foi escrito há quase 200 anos, por Vasiliy Fyodorovich Malinovskiy - decano do Tsarskoye Selo Lyceum, no qual o grande Pushkin foi educado. (...) ”
- tradução: Eng. Celio Franco -

( Mikhail Gorbachev - Biografia - 1931/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

03/Março/2006:

“ PRINCÍPIOS PARA NORTEAR A VIDA”
- palavras ao Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto-SP - 1991 -

“ Posso citar alguns dos princípios que norteiam a minha vida e que gostaria de deixar para vocês:
Lembrem-se sempre do principal mandamento "O que é ruim para você, não faça aos outros - O que lhe fere, não faça ao próximo".

Lembrem-se também do que disse o sábio israelita Hillel: "Se você não for por si mesmo, quem o será? Mas se você for por si mesmo, o que você será ?". Isso significa que cada pessoa tem a responsabilidade primeira de fazer o melhor por si mesmo. Então, estará em condições de assumir a sua responsabilidade de fazer também algo pelos outros... ”

( Albert Sabin - Biografia - 1906/1993 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

06/Março/2006:

“ REMÉDIOS MAIS BARATOS ”
- um ensaio sobre as dificuldades com os medicamentos -

“ Infelizmente, não existe no Brasil uma política sobre a fabricação, controle e comercialização de medicamentos. O mesmo remédio comprado em são Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, apresenta preços diferentes. A Central de Medicamentos, em governos passados, exercia esse controle e equilibrava a balança entre fabricantes e consumidores de remédios.

Os laboratórios e as empresas que comercializam medicamentos formam um consórcio de interesses mútuos, manipulando os preços sempre para cima. Se alguma empresa tenta quebrar o monopólio para baixar os preços, a Justiça é acionada através de liminares, para barrar o intento do intruso.

Pode-se alegar concorrência desleal ou outros preceitos do direito comercial, quando alguém tenta furar esse círculo de ferro, todavia, o que está em jogo é a vida de pessoas com baixo poder aquisitivo, principalmente os idosos que, para terem uma mínima qualidade de vida, necessitam de medicação contínua.

Mesmo que seja para tomada de posição, os concorrentes que entram na briga oferecendo descontos de 50% nos preços dos remédios, sofrem uma pressão violenta e o governo fica de braços cruzados. Não há livre concorrência...”

( Cel. José Batista Pinheiro -Grupo Guararapes - ****/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

07/Março/2006:

“ CRIANÇAS HIPERATIVAS ”
- como são e como agir com elas... -

“ Antes de qualquer comentário importa definir o que é, de fato, hiperatividade, pois esse termo tem sido amplamente confundido com atividade pura e simples ou até com indisciplina:

É comum a qualquer criança ser ativa, às vezes, até em excesso..., e isso é normal. Da mesma forma, é comum, principalmente na escola, crianças desinteressadas pela aula tornarem-se bagunceiras, o que caracteriza a indisciplina.

Antes de classificar tudo isso como "hiperatividade", é preciso entender que a hiperatividade é caracterizada pela atividade ininterrupta, ou seja, o indivíduo está ativo vinte e quatro horas por dia, até mesmo dormindo (com sono agitado) e sua atividade chega à exaustão. E, apesar de exausto, ainda continua necessitando estar em atividade, mesmo que o corpo já não agüente, a mente continua em ação.
A hiperatividade, em si, não é uma doença, mas, geralmente, sintoma de algum distúrbio como TDAH, alguns tipos de DDA, TOC e outros, relacionados à aprendizagem ou ao comportamento.

Sendo assim, temos vários ângulos a analisar:

Quando uma criança é muito ativa, sempre agitada e parece nunca se cansar, deve-se verificar como ela dorme. Se tiver sono agitado, com ou sem pesadelos, dormir na cabeceira e acordar nos pés da cama, cair da cama ou apresentar tiques, convulsões ou outro sintoma parecido, deve ser encaminhada a um profissional (Pediatra, Terapeuta, Psiquiatra) apto a identificar seu distúrbio, tratá-lo ou encaminhá-la a um tratamento.

Se o sono da criança for tranqüilo, pode-se dizer que é aparentemente normal. Então, tudo o que se deve fazer é deixá-la à vontade para "gastar" toda a sua energia durante o dia, para dormir e descansar tranqüila à noite.

Se essa criança estiver em idade escolar, deverá freqüentar uma escola que tenha bastante espaço para brincadeiras e também uma boa brinquedoteca. Se a criança ainda não estiver na escola, caberá aos pais levá-la a um parque público ou playground do próprio prédio (para quem mora em condomínios) e também comandarem brincadeiras instrutivas, como teatro de fantoches, por exemplo. É possível confeccionar bonecos simples, junto com a criança, para depois usá-los na encenação, o que a manterá ocupada por um bom tempo e será uma atividade educativa. Além disso, muitas outras atividades podem ser usadas, pois, com boa vontade e paciência, os pais poderão criar muitas formas de entreter o filho.

No caso de indisciplina em crianças pequenas, deve-se rever a educação dada, visto que a indisciplina e a má educação andam juntas.

Se a indisciplina é na escola, deve-se analisar a quantidade de alunos indisciplinados. Se a classe toda tem bom comportamento e somente alguns alunos desobedecem, deve-se verificar o que ocorre com eles, poderá ser desde má educação até algum distúrbio. Na dúvida, deve-se encaminhá-los a um Psicopedagogo, pois, nesse caso, é o profissional ideal para atendê-los e verificar se têm distúrbios e/ou reencaminhá-los a outros profissionais para tratamento.

Se a classe toda ou a grande maioria age de forma indisciplinada, é bem provável que a aula esteja desinteressante, vazia, ou tenha qualquer característica que esteja dispersando os alunos. Neste caso, a solução será tornar a aula mais atrativa. O professor, com interesse e criatividade, certamente encontrará muitas maneiras de tornar sua aula dinâmica e interessante.

Finalmente, no caso de uma hiperatividade exagerada, sem convulsões nem complicações noturnas, se for impossível controlar a criança, esta deverá ser encaminhada a um Multiterapeuta, que terá condições de identificar o distúrbio apresentado, tratá-lo ou indicar outro profissional apto a isso. Crianças que apresentam convulsões, tiques ou outros sintomas parecidos deverão ser levadas a um Psiquiatra ou Neurologista. Na ausência desses profissionais, um Pediatra poderá ajudar. ”

( Dra. Lou de Olivier -Biografia - 1961/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Março/2006:

“ ASSALTOS A QUARTÉIS ”
- a passividade do Exército de hoje... -

“ Decididamente, não consigo me conformar com a passividade do Exército de hoje, especialmente depois deste assalto, por bandidos armados, ao Estabelecimento Central de Transportes do Exército. Antigamente, embora raros, furtos podiam ocorrer, mas ninguém considerava a hipótese de um assalto de fora para dentro, a um quartel. Por isso, não dá para aceitar que nossas Unidades venham sendo assaltadas e continue tudo na mesma, sem a adoção de medidas urgentes e eficazes que possam acabar com esta VERGONHA.

Fica difícil de explicar como o Exército, que tem a Superior Missão Constitucional de Defender o Brasil, não imponha respeito dentro da sua própria casa... Infelizmente, este é o juízo de valor que fará dele, fatalmente, o Povo Brasileiro e que não passará desapercebido no Exterior.
São palavras duras, mas se ninguém as disser porque vão desagradar os companheiros, daqui a pouco os bandidos vão assaltar o "Forte Apache".

O Grupo Guararapes, quando da primeira ocorrência de caso semelhante, fez um artigo sugerindo que, até que a criminalidade estivesse sob controle, não se deveria mais incorporar soldados no Rio de Janeiro... e vou procurar repetir quais as razões:

A maior parte dos incorporados, por razões óbvias, é dos bairros mais pobres, onde o banditismo tem relativo controle e muito Poder de Mando. Os bandidos criam até feriados.

Mesmo que o Exército, por uma seleção muito bem feita, somente incorporasse jovens de bem, acho que ninguém dúvida de que o Poder dos bandidos e o Temor com que se impõem à comunidade é tão grande, que a maioria dos recrutas faria qualquer coisa que lhes fosse determinada por estes bandidos. Um soldado, com a mãe ameaçada de morte por criminosos, que matam até crianças, sem piedade, não vai deixar de responder ao que lhe for perguntado sobre o Quartel, nem vai comunicar o ocorrido às Autoridades. Isto é um fato.

Entendo que as incorporações, para o Rio de Janeiro, deveriam ser feitas em outros Estados e os recrutas deveriam morar no quartel, tendo direito à alimentação também nos dias não úteis, visando preservá-los ao máximo da ação do banditismo.

Ou então, como lembrou o meu amigo, Cel Batista Pinheiro, que sugeriu um Exército Profissional, assim como existe na Inglaterra, referindo-se, inclusive, à eficiência demonstrada por este Exército na Guerra das Malvinas. Concordei, inteiramente, com o Pinheiro, mas nós dois sabemos também que esta idéia, no Rio de Janeiro, só traria os resultados de segurança esperados se toda a tropa de profissionais, oficiais, graduados e soldados, dispusessem de casas dentro de um grande aquartelamento militar (como os fortes americanos), para ali morarem com suas famílias. Se for para serem obrigados a morar em territórios dominados por bandidos, com os atuais salários de miséria, estar-se-á trocando seis por meia dúzia.

Acho, inclusive, que no Rio esta providencia de casas (próprios nacionais) para oficiais e sargentos, em áreas militares protegidas, já é uma medida que se impõe como imprescindível, se é que se quer acabar com esta INDESCULPÁVEL vulnerabilidade dos quartéis. Oficiais e Sargentos também podem ter suas famílias ameaçadas por bandidos. ”

( Cel Bayma Kerth / Cel Batista Pinheiro -Grupo Guararapes - ****/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

09/Março/2006:

“ O BOM HUMOR ”

“ O bom humor é a única qualidade divina do homem. ”

( Arthur Schopenhauer -Biografia - 1788/1860 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

10/Março/2006:

“ REATAR RELAÇÕES, VALE A PENA ?”

“ São muitos os pacientes que procuram terapia indagando se devem ou não reatar uma relação, terminada já há algum tempo e, como as dúvidas são sempre as mesmas, resolvi escrever esse artigo para orientar o leitor quanto a esta situação.

Em primeiro lugar é preciso notar que, como em todas as ocasiões, não existe apenas uma situação de volta, são muitos os fatores que levam a uma separação e, em conseqüência, muitos os que podem justificar uma reconciliação... Devido à tantas variações, citarei apenas as mais comuns, tanto motivando uma separação quanto uma reconciliação.

As queixas mais comuns referem-se à traições, das mais variadas, desde uma traição esporádica, realizada com alguém desconhecido, até uma traição crônica, que pode ser com uma única ou com várias pessoas, sejam ou não conhecidas ou até com alguém muito próximo do casal, o que traz um clima muito pesado para os envolvidos, geralmente terminando com amizades duradouras e, em conseqüência, com a união a dois.. Entenda-se por “união a dois” a que se refere ao casal, não necessariamente a uma condição de casados ou morando juntos. Portanto, esta condição inclui noivos, namorados e outras modalidades de relacionamento a dois.

O importante nisso é frisar o “a dois” já que, dependendo da cultura e/ou da abertura dos envolvidos, uma relação pode seguir tranqüilamente com outros envolvidos sem, no entanto, considerar-se traição... Portanto, vamos deixar claro que traição é uma condição imposta em relacionamentos fechados e a dois, noutros tipos de relação é considerada natural e nem cabe neste artigo.

Bem, voltando ao fator traição, desencadeando uma separação, é importante que os envolvidos façam, antes de tudo, uma auto-análise de como se sentiram ao descobrirem-se traídos. Qual foi a reação imediata, o que essa reação desencadeou e, acima de tudo, como sentiram-se diante dessa seqüência de reações. A partir daí, existem muitas hipóteses, cada uma com um desfecho. Citarei somente algumas:

(1) Ao ver-se traída, a pessoa se imagina superior, culpa o “traidor”, exige explicações ou então some sem nenhuma palavra; ou em casos mais comuns, provoca uma discussão no pior momento que poderia encontrar e depois parte, sem dar chance ao diálogo. Neste caso, a pessoa que parte está errada, em primeiro lugar por não enxergar a “traição” como uma condição do casal e não somente de quem trai... É cômodo dizer que o traidor está errado e terminar uma relação sem nenhum diálogo; assim, a culpa fica com o traidor, que geralmente (nesse caso) é o homem. Como os homens raramente procuram terapia, isso desencadeia uma outra situação, desagradabilíssima: o homem, “abandonado”, incorpora essa rejeição e, em pouco tempo, torna-se aquele famoso garanhão, sem sentimentos, que se faz de vítima para conquistar e depois abandonar a “presa”... Aí, cria-se o pior círculo vicioso, justificado erroneamente por uma traição seguida de abandono. A mulher que sai como vítima, altiva e intocável e o homem que sai como vilão e, para vingar-se, pisoteia sentimentos, tanto os seus quanto os das desavisadas que com ele se envolvem. Pode haver mulheres que também protagonizem essas cenas, só coloquei como característica masculina por ser mais comum entre os homens...

Este é um dos casos mais graves e não é preciso ser terapeuta para enxergar que não existe nenhuma condição de reconciliação. Na verdade, os dois precisam de uma boa terapia e de relacionamentos com pessoas bem diferentes deles mesmos, para que, buscando o equilíbrio, possam seguir numa relação prazerosa.

(2) Há também aquela pessoa que se culpa pela traição e abandona o relacionamento sem nenhuma explicação. Esta erra pela visão de vítima, coloca a traição como desculpa para uma separação e não percebe que, de fato, tem a maior culpa, porque se abandona alguém sem explicações, a relação provavelmente já não tinha diálogo, não tinha bases sólidas, tendo sido construída, possivelmente, apenas por atração física ou sexual e não conseguindo sobreviver a um obstáculo...

Também neste caso uma reconciliação é inviável, pois exigiria um diálogo que não ocorria antes, portanto, não há como reiniciar algo que já não funcionava...

(3) Uma outra hipótese é a do casal ter conversado sobre a traição e, na ocasião, ter decidido pela separação. Passado um tempo, um deles (ou os dois) reflete melhor e pensa poder dar uma nova chance à relação. Num diálogo franco é provável que os dois concordem com a idéia, e reatem a relação com alguma chance de sucesso, desde que estejam mesmo resolvidos a não repetir os erros passados.

Este é, praticamente, o único caso onde pode haver uma reconciliação bem sucedida, mas ainda assim, é preciso levar em conta o fator tempo. A reconciliação, para produzir bons resultados, deve ocorrer em até seis meses, sendo em casos raros um ano ainda aceitável. Um tempo superior a um ano torna inviável esse propósito, porque as pessoas não mudam, mas evoluem, tanto para melhor quanto para pior... Portanto, numa longa separação, além de um ano, sem contato algum, é muito provável que os dois tenham evoluído em suas características, que já foram motivo de separação. Desse modo, um retorno não fará bem a nenhum dos envolvidos. Esse distanciamento pode ser amenizado se, apesar de não manterem contato íntimo, trocarem e-mails, cartas ou qualquer elo que justifique um entendimento. Assim, poderão tornar a distância menor, mas essa decisão deve partir dos dois e se processar imediatamente após a separação. Ou seja, de nada adiantará passarem longos meses separados e, de repente, reiniciarem uma troca de correspondência. Em outras palavras, relações que terminam em amizade têm muito mais chances de reconciliação do que as passionais ou sem diálogo.

Na minha opinião particular, a única volta que realmente vale a pena é aquela que ocorre entre pessoas que ainda não tiveram uma relação íntima, que se conheceram, interessaram-se mutuamente mas, por interferências ou viagens, enfim, por inúmeros motivos, não puderam concretizar uma relação. Assim, seguem na dúvida de como seria se acontecesse e, é claro que ao se reencontrarem, poderão experimentar uma relação real, até mesmo para obter a certeza de que se identificam realmente ou se é apenas uma ilusão.

Neste caso, é aconselhável que tentem uma relação real, até mesmo para não seguirem iludidos, pois, a longo prazo, mais vale uma triste certeza do que uma prazerosa ilusão. Diante de uma certeza, tomam-se decisões de mudanças; diante de uma prazerosa ilusão, segue-se perseguindo a utopia... ”

( Dra. Lou de Olivier -Biografia - 1961/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

13/Março/2006:

“ A FALTA DE ALGUÉM ”

“ Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. ”

( Clarice Lispector -Biografia - 1920/1977 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

14/Março/2006:

“ O EVEREST DO FUTEBOL ”

“ O lugar mais alto do planeta azul é muito mais que uma imponente montanha coberta de gelo. O Everest – teto do mundo com seus 8.844,43 metros de altura - não perde o poder de atração. É o pódio reservado para uma classe especial de seres humanos – pessoas que sabem transformar dificuldades em vitórias memoráveis. Nas imediações do pico da montanha, cada passo é uma decisão - solitária e arriscada - que exige conhecimento, coragem, experiência, determinação, autocontrole e fé inabalável na superação do maior obstáculo para o ser humano – ele próprio.

O local mais ambicionado pelos amantes do alpinismo é, paradoxalmente, o mais agreste e isolado da terra. A permanência humana nesse local só é suportável por pouco tempo, consagrando a máxima de que a chave do sucesso encontra-se na caminhada, não na chegada. Uma reflexão sobre o montanhismo pode deixar lições exemplares para todos aqueles que buscam uma carreira bem-sucedida e duradoura. A Copa do Mundo é, sem dúvida alguma, o Everest do futebol. Este esporte tem a magia de oferecer oportunidades para que garotos da periferia apliquem dribles sensacionais na pobreza e se tornem cidadãos do mundo.

Apesar de existirem clubes que possuem excelentes infra-estruturas, o berço natural dos craques continua sendo o campinho de terra, nos bairros das cidades. Aí, um grupo de garotos, sem camisas e descalços, corre atrás da bola e, naturalmente, do seu sonho maior – vestir a sedutora camisa da seleção de seu país. A descoberta das vantagens do marketing esportivo, pelo mundo dos negócios, levou os clubes à profissionalização da gestão. Planejamento estratégico, comissão técnica multidisciplinar, investimentos em infra-estrutura física e excelência na gestão de recursos humanos, são ingredientes da receita indicada à conquista de títulos. O esporte e a arte são segmentos democráticos, pois dão oportunidades (iguais) para que as pessoas possam revelar, e desenvolver, o seu potencial !

A realização da Copa do Mundo é o mais atraente evento esportivo do planeta, pois movimenta todos os segmentos da sociedade, até o religioso... Orações de torcedores e promessas de jogadores são práticas comuns. Atraídos pelos “euro-dólares”, os craques têm trocado de clube e até de continente, com extrema facilidade, ao mesmo tempo em que cuidam da saúde física e aprimoram-se nos fundamentos essenciais da profissão. São os atletas globais, jovens que conseguiram fazer de suas excepcionais habilidades um meio de ganhar salários de fazer inveja à executivos de muitas empresas.

Adquiriram a consciência de que dependem, exclusivamente, do seu desempenho em campo e da contribuição efetiva que devem dar para a conquista de títulos às suas equipes. No esporte de alto rendimento a avaliação de desempenho acontece, ao vivo e a cores, pela comissão técnica, pelos profissionais da mídia e, principalmente, por aquela que contribui com os elevados saldos bancários dos jogadores – a apaixonada torcida. Diante dessa realidade vale a pena enfatizar que cada trabalhador, independente da função que exerça, deve se considerar o presidente da mais importante empresa do planeta – ele próprio.

O capital de cada um de nós é o nosso potencial – competência técnica, habilidade eclética e conduta ética – valores agregados que levam à concretização das nossas metas, ideais, e até dos nossos sonhos... O sucesso (sustentável) de uma carreira depende da visão estratégica da atividade em que se atue. Essa percepção tem sido o passaporte para que ex-jogadores tornem-se técnicos, garotos-propaganda, comentaristas, empresários e até incentivadores do Terceiro Setor. Estamos convencidos de que os executivos que tiverem a ousadia, e a humildade, de criar essa cultura empreendedora em suas empresas,
estarão atingindo o pico do 'Everest organizacional'. ”

Comentário: Matéria belíssima, todavia e infelizmente, vemos em grande parte das empresas que atuam nesse nosso BRASIL, nacionais e multinacionais, exatamente o contrário: primam pela contratação de 'neo-escravos robotizados', mais ou menos qualificados, de acordo com a posição e sem nenhuma ética ou valores morais... que cumpram as ordens sem pestanejar, por mais ignóbeis que sejam... e que não hesitem em sacrificar a sua própria família em benefício da empresa... (Eng. Celio Franco - Gestor NSP)

( Faustino Vicente -Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

15/Março/2006:

“ O CONSUMIDOR BRASILEIRO TEM DIREITOS ? ”
- Código do Consumidor: LEI Nº 8.078 de 1990 -

“ Tomo a liberdade de utilizar este espaço para tecer algumas considerações sobre como vejo o Direito do Consumidor Brasileiro, bem como para divulgar alguns fatos comigo ocorridos nos últimos tempos, que colaboram para esta minha visão... A LEI brasileira, na íntegra, pode ser acessada no LINK acima.

Entendo que vivemos num país onde ABUNDAM as leis, algumas até inteligentes, mas ESCASSEIAM o caráter, a dignidade, a ética, a verdade e a honestidade...

Num lugar assim, qualquer que seja a legislação vigente, mesmo a DIVINA, imutável e soberanamente justa e boa, não deixará de ser acintosamente burlada, em todas as esferas, pelo poder legal (que nada tem de legal), capturado pelos interesses do poder econômico, visto as auras malcheirosas dos seus 'donos' que somente se mostram, sem máscaras, no plano superior, mas que são invisíveis, infelizmente, para a maioria de nós, reles mortais...

Numa sinfonia tupiniquim absonante, vemos emissoras de TV oferecendo o Mapa da Prostituição Infantil a quem se interessar, sob a alegação hipócrita de combatê-la... em seus efeitos... mas no cômodo esquecimento das suas causas... Vemos legiões que defendem os animais e proíbem o circo (será este o 'grande mal' deste país???), enquanto milhões de crianças e seres humanos miseráveis continuam a ser escravizados, impune e implacavelmente, sem ninguém a defendê-los 'de verdade'... Vemos hipócritas de todo tipo, bem vestidos e arrumados, togados de autoridades várias, verdadeiros 'falsos profetas', se utilizarem impunemente das sublimes palavras verdade, honestidade, integridade, seriedade, ética, moral, decência e outras..., até mesmo da palavra divina, pelos microfones das rádios e emissoras de TV e nas letras dos jornais e revistas, a fim de satisfazerem a objetivos sórdidos, enganarem os cidadãos de bem, justificarem atitudes mais que condenáveis ou conseguirem a absolvição de crimes hediondos (nos sentidos estrito e figurado)...

Ontem recebi novamente aquele artigo que nos incita a sentir Orgulho de ser Brasileiro, que circula pela internet patrocinado sabe-se lá por quem... Embora AMEMOS o BRASIL, do fundo do coração, como é que podemos sentir orgulho da corrupção impune que campeia à solta ??? Como podemos ter esperanças de que num país com tal degeneração moral a 'Lei do Consumidor' seja verdadeiramente respeitada ??? O que vemos é a proliferação dos 'Órgãos de Defesa do Consumidor', máquinas 'burrocráticas' que, com honrosas exceções, são meros cabides de emprego para os apaniguados políticos, sem nenhum compromisso com o que deveria ser o REI: Sua Majestade, o CONSUMIDOR !!!

Milhares e milhares de processos, impetrados pelos poucos que têm coragem e disposição, se arrastam por anos a fio, mormente quando 'ofendem' os interesses de 'poderosos' (vide o atual lobby dos Banqueiros que tenta modificar a Lei do Consumidor em proveito próprio...), fazendo com que os que não têm mais paciência ou tempo a perder, simplesmente optem por JOGAR NO LIXO os produtos defeituosos ou fazer 'vistas grossas' aos serviços de péssima qualidade, visando evitarem mais e muitas dores de cabeça... e um interminável tempo perdido...

Como exemplos dessa morosidade que desanima qualquer cristão, tenho um processo contra a TELEFONICA, desde 2000, que espera há mais de 1 ano pelo julgamento final no TST, para onde tive que recorrer, vítima de juízes que, inexplicavelmente se olvidaram das PROVAS, documentais e testemunhais, em benefício da poderosa companhia... Além deste, tenho outros dois processos, esses por DANOS MORAIS ao CONSUMIDOR, um contra a CPFL (concessionária de energia elétrica) e outro contra a CREDICARD (que dispensa apresentações), os quais ganhei em primeira estância com valores arbitrados tão irrisórios que não sanam os danos morais sofridos, muito menos servem como doutrinação, visando coibir a continuidade das práticas perversas por essas empresas (o que deveria ser seu objetivo maior), mas que ainda assim, 'dormem em berço esplêndido' nas gavetas dos tribunais, há mais de um ano... talvez esperando um julgamento justo !!!

Há algum tempo, uma pessoa querida vivenciou uma situação inimaginável: a famosa TELEFÔNICA (da Espanha e do Brasil), empresa escravocrata, campeã de reclamações nos PROCONs e CODECONs da vida, mas que continua 'nas paradas de sucesso', impune como sempre, cobrou-lhe uma conta de mais de R$5.000,00 (cinco mil reais), proveniente de um telefone de Guarulhos... O problema é que ela sempre morou em Araraquara e nunca nem mesmo esteve em Guarulhos... mas alguns espertalhões, conseguindo o seu CPF, habilitaram sem problemas um telefone no seu nome... e 'mandaram ver'... Recebendo a conta, pois aí sim a empresa 'descobriu' o seu endereço correto e para lá encaminhou a dita, dirigiu-se em desespero ao PROCON, que lhe assegurou 'tomar as providências cabíveis'... Passados alguns meses, tentando comprar um par de calçado em loja da cidade, recebeu a grande notícia: 'seu nome estava NEGATIVADO'... pela EMBRATEL... que não tinha 'nada a ver' com a 'operação' e exigia receber... e permaneceu negativado por mais de UM ano, tendo ela que recorrer a um advogado para sua defesa. Somente após muitas dores de cabeça, perda de tempo e dinheiro, conseguiu 'limpar' novamente o nome que sempre fora imaculado...

Falando em descompromisso com o consumidor, ainda em tecnologia, lembramos do maravilhoso 'banda-larga' SPEEDY (ADSL), devidamente apelidado pelos usuários como SLOWLY, onde redes são projetadas para 1000 e vendem-se para 1.000.000... (CLICK AQUI). Mas nesse mister, a slowly não está sózinho, existe muita companhia que aplica a mesma regra de 1000/1.000.000, a exemplo da outrora bela rede Papaléguas (Cable Modem) da Horizon, que após ser vendida para a VIVAX se transformou numa belíssima TARTARUGA... que se utiliza de lease-times (renegociação de IP) da ordem de 10 minutos, enquanto qualquer rede banda-larga decente, em países decentes, utilizam-se de lease-time superiores a 4 horas... Como usuários da VIVAX, chegamos até a questionar a diretoria técnica, sem nenhum resultado... No que tange a preços, visto pagarmos mais de R$140,00, por um serviço péssimo, que atualmente é 'vendido' por menos de R$100,00 - questionamos a área comercial, solicitando o mesmo desconto... Disseram que não podem fazer nada, que é assim mesmo e não podemos reclamar de uma 'PROMOÇÃO'... aliás, reclamar PARA QUEM ??? Pro BISPO ? O consumidor brasileiro é tratado como otário... e OTÁRIO é sempre OTÁRIO...

Durante o ano passado tive um problema inusitado com a GRADIENTE ELETRÔNICA, que exemplifica a forma como muitas das empresas tratam os seus clientes nessa 'terra brasilis', forma absurda que me levou a construir e manter uma página na internet, divulgando aos quatro cantos as atitudes admiráveis do seu 'Centro de INSatisfação do Cliente - CLICK AQUI - e que abri a outros consumidores, que também tenham sido prejudicados e que ali queiram desabafar (já existem vários)... Comunicada a respeito, a empresa 'não deu a mínima bola' para essa divulgação, estando, por assim dizer, 'se lixando' para nós, otários...

Finalizando este artigo/desabafo, estou vivenciando um verdadeiro TERRORISMO, da parte de uma multinacional americana bilionária, a FOREVER LIVING, para a qual fiz um grandioso, profissional e caríssimo trabalho de divulgação na internet mundial: ela simplesmente rescindiu o meu contrato, como consumidor e supervisor, unilateralmente e sob falso pretexto, entendendo, ademais, que não tem a obrigação de pagar nenhuma indenização por isso... Penso eu que uma simples retaliação pelo fato de, em sido notificado pela ANVISA acerca de irregularidades nos produtos, no final do ano passado, e não obtendo nenhum apoio ou orientação da empresa, que me deixou 'na mão', ter decidido responder à agência federal, com todas as informações acerca da FLP e seus produtos... Essa história estarei divulgando, na forma de capítulos, a partir desta data, o Dia do Consumidor, que entendo ser adequado porque além de revender os produtos, também os consumo, de tal forma que todas as pessoas que se interessarem possam conhecer como esta empresa trata um CONSUMIDOR no Brasil, quando este tem a coragem de defender e lutar pelos seus direitos - CLICK AQUI para acessar a Página, que também estará aberta a outros que tenham sido prejudicados e que tenham a coragem de reclamar... A exemplo da Gradiente, também a FLP foi previamente informada, e não deu a mínima para a divulgação... Talvez seja um procedimento padrão das 'empresas modernas', que entendem ser o consumidor brasileiro ignorante, 'fruto do cruzamento genético de mulas com avestruzes, como diz um grande amigo, e que não se importa em ser mal tratado e desrespeitado... ou entendam que a Internet não representa NADA para os seus negócios... ”

( Eng. Celio Franco -Biografia - 1959/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

16/Março/2006:

“ O CONSUMIDOR BRASILEIRO TEM DIREITOS ? (2) ”
- Grave Problema na Implantação da CEF -

“ Na data de ontem, após o nosso artigo, recebemos várias solicitações para divulgar mais um atentado aos direitos do consumidor brasileiro, principalmente os mais humildes, ora orquestrado pela CEF - Caixa Econômica Federal. Visitando uma das Casas Lotéricas, situada em Araraquara-SP, notamos o verdadeiro caos ali reinante, fruto da implantação, pessimamente gerenciada, de um novo sistema de TI/TELECOM... E dizemos pessimamente gerenciada porque temos mais de 20 anos de experiência na gerência do desenvolvimento e implantação de sistemas de TI/TELECOM e nunca vimos tamanha barbaridade... mormente com todos os recursos tecnológicos hoje disponíveis, que permitem a implantação, sem traumas, utilizando-se do paralelo, piloto, por áreas e outros tantos métodos... Nem mesmo no passado distante, do computador 'movido a válvula', presenciamos tamanho disparate... Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da CEF, solicitando o parecer oficial da empresa, que está publicado junto a este artigo, ao final, mas que, segundo a nossa opinião, apenas tenta justificar o injustificável...

Na Casa Lotérica visitada, a CEF trocou uma das três máquinas existentes, há quase UM mês atrás, e ainda hoje permanece inativa, causando uma enorme fila e muita reclamação e protestos das pessoas que ali ocorrem para fazer a sua 'fezinha' e/ou para pagar as suas contas de água, luz e outras, utilizando-se quase que sempre do seu ínfimo horário do almoço... Vale frisar que, atualmente, com o aval do DESGOVERNO brasileiro, essas contas NÃO mais são recebidas pelas agências bancárias... e aqui fazemos uma pergunta: Por quê os BANCOS foram autorizados pelo desgoverno a não mais receber essas contas (hoje só aceitam os famosos 'débitos em conta'), autorização que lhes possibilitou a demissão de MILHARES de funcionários, em todo o país, colaborando ainda mais com o desemprego reinante e ainda lhes serviu para aumentar os já altíssimos LUCROS ??? Se existe algum segmento que deveria ser OBRIGADO a colaborar, em regime de urgência, para com a melhoria da DISTRIBUIÇÃO DE RENDA no país, com o imediato aumento dos salários e do efetivo, este é, SEM DÚVIDA NENHUMA, o dos BANCOS !!!

Mas devido a esta 'autorização', hoje o 'povão' não pode nem mesmo desfrutar do 'ar condicionado' dos bancos para pagar as suas contas, mas sim enfileirar-se como GADO nas diminutas Casas Lotéricas, muitas vezes tomando as calçadas, sob o causticante sol e calor brasileiros... mais uma demonstração do DESCASO dos desgovernos para com os DIREITOS DO CONSUMIDOR de serviços, O POVO, que já não tem forças nem para lutar pelos direitos da verdadeira cidadania... porque um povo que não tem governo é um povo ÓRFÃO DE PAI E MÃE !!!

Voltanto ao tema, vimos que a CEF rapidamente se movimentou para desmentir os BOATOS acerca das fraudes cometidas nos sorteios da MEGASENA, acionando na justiça e tomando todas as medidas para preservar essa loteria e o banco contra os que divulgaram fatos não comprovados e caluniosos!!! Essa atitude é legítima e merece o nosso aplauso, visto que qualquer denúncia deve ser feita com provas e NUNCA de forma anônima (covarde), como ocorreu nesse episódio e em muitos outros, mormente pela internet... Nós recebemos várias cópias do dito e-mail, solicitando divulgação, mas embora estranhemos, como muitos, os constantes acúmulos da loteria, não existem PROVAS (mesmo pelo crivo da teoria da probabilidade) e não o fizemos, porque neste projeto apenas publicamos matérias devidamente ASSINADAS pelo autor.

Agora, do mesmo modo como parabenizamos a CEF pela atitude acima, temos certeza de que a população brasileira gostaria de contar com a mesma AGILIDADE na solução do problema da troca das máquinas e sistemas, que está PREJUDICANDO, e muito, a vida de milhares de brasileiros. O BILHETE DE DESCULPAS, assinado pela CEF e afixado nas Casas Lotéricas, por um transtorno temporário, de um ou dois dias, no máximo uma semana, até valeria, e o povo pode conviver com isso... Agora, desculpas por um descaso que já se arrasta a quase um mês, é demais... e antes que tenhamos problemas maiores, como quebra-quebra, insultos e palavrões dirigidos a funcionários das Casas Lotéricas, que não têm NENHUMA CULPA, a Caixa Econômica Federal deveria ser OBRIGADA, até pela JUSTIÇA BRASILEIRA, a RESOLVER ESTE PROBLEMA em UM ou DOIS DIAS !!!

Ainda como importante, vemos com reservas na nota oficial o termo 'após sua devida estabilização', o que assusta e muito, porquê a estabilidade do novo sistema deveria ter sido exaustivamente TESTADA, tanto a nível de laboratório como a nível de um pequeno PILOTO, por mais 'robusta' que o seja, antes de se aventurar na implantação ampla da 'maior operação tecnológica já ocorrida no país'... e, como profissionais da área, lamentamos que isso esteja ocorrendo !!! Caso esta estabilidade ainda não esteja comprovada nem passível de resolver os problemas até o final desta semana, a título de consultoria gratuita, sugerimos que se VOLTE AO MODELO ANTERIOR imediatamente, por mais que custe, até que o novo sistema esteja realmente pronto para uma implantação em campo, sem traumas e de modo transparente, principalmente em sinal de respeito ao povo mais humilde... ”

NOTA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: A rede lotérica tem nove mil pontos espalhados por 3.628 municípios com 22 mil terminais, operados há 10 anos pelo mesmo fornecedor. A Caixa Econômica Federal está em processo de substituição de 25 mil terminais (3.000 a mais dos que operam atualmente), na maior operação tecnológica já ocorrida no país.
Com o novo modelo logístico e tecnológico desenvolvido para as Loterias, após sua devida estabilização, a CAIXA terá um sistema mais rápido e moderno, contribuindo para a eficiência das Lotéricas no atendimento ao cliente. Estima-se que a economia média de tempo será de quatro segundos por operação nos terminais da rede Lotérica, num universo de mais de três bilhões de operações por ano.

Como toda mudança que envolve a integração de tecnologias, especialmente uma arquitetura robusta como essa, são verificados problemas na implantação da nova solução, uma vez que são exigidas baixas de aplicativos, configurações de segurança, liberação de acesso, entre outros.
Para evitar eventuais prejuízos dos riscos operacionais, a CAIXA está se reunindo com lideranças dos empresários lotéricos de todo o país em busca de uma solução ajustada para ambos os lados.
Importante ressaltar que a CAIXA está mantendo um terminal antigo funcionando para evitar interrupção dos serviços. Nos locais onde estão sendo instalados terminais, as agências do banco são mobilizadas para absorver o fluxo de atendimento que possa surgir.
( Assessoria de Imprensa - Caixa Econômica Federal )

( Eng. Celio Franco -Biografia - 1959/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

17/Março/2006:

“ RELAÇÕES VIRTUAIS, ATÉ QUE PONTO SÃO NORMAIS?”

“ Decidi escrever este artigo porque acho que passa da hora das pessoas entenderem que a Net é uma das formas de se fazer contato, tanto profissional quanto pessoal, mas não pode ser vista como a razão da nossa existência, porque tudo o que é endeusado torna-se fanatismo e todo fanatismo é doentio.

Recentemente retornei ao Orkut, depois de mais de um ano afastada e, há pouco mais de quinze dias, ganhei duas comunidades de um grande amigo. Foi depois disso que comecei a receber tantas cobranças em relação à minha participação no Orkut e nas comunidades que não pude deixar de questionar:
o quê, afinal, estamos fazendo na e pela Net ???...

Como se não bastassem os desentendimentos, geralmente em grupos de discussão/divulgação, com cobranças virtuais de manifestações de amizade, de reciprocidade ou grandes discussões por nada, ameaças de processos, ao ponto de uma amiga ter dito uma vez que, provavelmente, iriam fundar um tribunal na lua para atender os casos de brigas pela Net... Tudo isso, provavelmente, movido pelo pensamento possessivo que continua acirrado e agora está até mais concentrado, com manifestações mais enfurecidas. Há uma necessidade enlouquecida de exibição, de provar competências, de trocar sentimentos, mesmo sem vontade, o que leva e mais uma série de atritos... Em paralelo, vêm convites que mais parecem cobranças para que entremos em determinada comunidade e até, por incrível que pareça, cobranças por excesso de carinho...

Dessa forma, não importa qual seja a atitude, sempre haverá alguém para cobrar e dizer que você está errado. No meu caso, a cobrança veio até pelo fato de ter aceitado os presentes (no caso, as comunidades) do meu amigo. Deixando o lado particular de lado, o que se extrai disso é uma grande febre, uma necessidade doentia de se firmar uma amizade, que deve ser carinhosa, amistosa, mas com consciência de que é virtual... A grande maioria das pessoas que tecla, diariamente, provavelmente nunca venha a encontrar-se pessoalmente. Se isso for possível, ótimo, mas que se tenha consciência de que isso não é a prioridade, o importante é aquele elo, aquela identificação boa que só acontece de forma natural, não dá para forçar uma sintonia... Ou ela se forma, naturalmente, ou não existirá nunca. E isso não vale só para o Orkut, vale para todas as maneiras de se conhecer e entrar em sintonia com alguém.

Salvo raras situações em que interferências externas atrapalhem uma aproximação, em qualquer outro caso, é natural que as pessoas se conheçam aos poucos e, com o tempo, se identifiquem muito, querendo um maior contato diário ou então, desiludindo-se e querendo afastar-se. Portanto, basta deixar a vida acontecer para que o elo de amizade ou amor se forme ou não, no entanto, ocorre uma inversão em que as pessoas cobram esse elo sem que se faça necessário, sem identificações, ou então cobrem o por que determinada mensagem foi muito carinhosa ou até imaginam que um simples elogio possa ser uma cantada... Claro que isso pode ocorrer também quando se faz um contato pessoal mas, sem dúvida, pela Net, tudo isso torna-se mais visível.

Outro ponto que é preciso analisar: qual é nosso objetivo na net? Queremos encontrar amigos, namorado(a), ser útil às pessoas, apenas trabalho, ou o quê? Se a intenção for só trabalho é mais fácil, basta entrar apenas no outlook e em sites comerciais, e fazer os contatos de trabalho. Se a intenção for conseguir amigos ou até um namorado, contatos pessoais, o posicionamento deve ser diferente, mas deixando isso claro para não frustrar o outro ou a si próprio quando se deparar com alguém que só queira teclar um pouco e veja o contato como um passatempo apenas. No meu caso a intenção, apesar de meio incompreendida, continua sendo nobre, aproximar-me mais das pessoas e poder ajudá-las. Tanto que uma das comunidades que ganhei tem o mesmo nome da que eu já tinha no Gazzag, chama-se “Pergunte ao terapeuta” e tem a intenção de sanar dúvidas de estudantes, profissionais e pessoas que necessitem de orientação sobre distúrbios e terapias, tendo já ajudado algumas pessoas, inclusive em crise e isso é o que vale !!!

Ironicamente, enquanto eu digito este novo artigo, abro um resumo de um dos grupos e lá está uma discussão sobre política, onde um dos integrantes pede (enfurecido) para ser retirado da lista, outro retruca e...

Afinal, o que nós estamos fazendo na e pela Net? Eu, desde que ingressei tive e tenho a melhor das intenções: levar conhecimento do que pesquiso e escrevo, em várias áreas, ao maior número de pessoas. Se, em meio a isso, surge alguma amizade ou paquera, maravilhoso, mas a intenção é levar conhecimento às pessoas. Creio que deveria ser o objetivo de todos, ao menos, dos mais intelectualizados, o de trocar informações. Se essas informações puderem vir acompanhadas de mensagens carinhosas e gentis, maravilhoso! Mas que não seja o principal objetivo e, se surgir amizade ou aquele “algo mais” que a grande maioria parece estar procurando, que seja natural e verdadeiro.

Por que ficar parado, sem se comunicar, ou ainda enviar mensagens cobrando que as pessoas não entram em contato, ou pedindo que participem de determinada comunidade, ou até competindo em popularidade ou seja lá o que for..., torna o que poderia ser o início de uma amizade, um grande martírio que acaba, isso sim, afastando e não atraindo as pessoas, como deve ser a intenção de quem envia as mensagens.”

Comentários:
(1) Matéria atualíssima, visto a maior parte dos seres humanos, não apenas no Brasil, mas no Mundo Globalizado, estarem trocando, em massa, o contato PESSOAL pelo VIRTUAL. Como podemos amar o próximo se não apertamos a sua mão... nem o abraçamos fraternalmente ??? Embora tendo uma vida toda na área da tecnologia e mesmo acompanhando as mazelas do mundo real, entendo que esse posicionamento configura uma grave doença comportamental, que deve ser enfrentada e tratada com a máxima urgência, inclusive e principalmente pelos pais !!! Pessoalmente, não utilizo nem MSN, nem ORKUT, embora entenda que possuem pontos positivos... e vejo com muita apreensão o seu uso, sem limites, pelas crianças e jovens, que não mais aprendem a conversar naturalmente (só emitem 'grunhidos' e meias palavras), nem com os amigos nem com os pais... Mas que compensando a falta de expertise na bela arte da DATILOGRAFIA (esquecida e desprezada), bem como do idioma pátrio, que parece não mais ser ensinado ou cobrado nas escolas, 'teclam' como VICIADOS, horas a fio, numa linguagem ininteligível, com dois ou três dedos, e isso em qualquer parte do mundo e/ou classe social... (Eng. Celio Franco - Gestor NSP)

(2) Concordo plenamente com a observação feita, e tenho comentado isto com jovens do meu relacionamento. Para eles, isso tudo é simplesmente normal. Alguém começou e muitos aderiram. Não pensam a respeito. (Ercília Leal - Rotary Pendotiba - RJ).

( Dra. Lou de Olivier -Biografia - 1961/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

20/Março/2006:

“ UMA PEDRA EM CIMA DA CANALHICE ”

“ A sociedade brasileira anseia por saber como vai ficar a
situação dos principais responsáveis pela orgia de dinheiro sujo que reinou,
recentemente, nos palácios de Brasília e que tanto desgosto causou aos
cidadãos de bem. Pelo menos três ilícitos penais emergiram daquele mar de
lama: formação de quadrilha, apropriação indébita e crime contra o sistema
financeiro nacional.

O principal ator desta triste comédia - um carequinha simpático
e risonho - continua desfilando em luxuosos automóveis importados e em
aviões particulares, usufruindo os seus bilhões de reais ganhos com as
falcatruas. Com o seu patrimônio incólume, está lépido e faceiro,
passeando pelos paraísos fiscais e conferindo os seus saldos em dólares.
E os outros?

O povo está perplexo com tanta impunidade ostensiva. Os
beneficiários dos mensalões e cuecões estão sendo absolvidos, um a um,
preservando os seus mandatos da falta de decoro parlamentar... Quanto ao lado
criminal da questão, nem se houve falar... Está tudo limpo, prontinho para as
reeleições. Colocaram uma pedra em cima das patifarias e canalhices,
em nome da indecência que pontifica em escalões dos poderes deste país.
Uma vergonha!

CANALHICE TOTAL EM TODOS OS PODERES!
SALVE-SE QUEM PUDER!
OS LADRÕES ESTÃO SOLTOS!
AS CUECAS ESTÃO SUJAS? ”

( Gal. Torres de Melo -Grupo Guararapes - 1924/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

21/Março/2006:

“ DANÇA COM LOBOS ”

Na política brasileira, só se enxergam os lobos... Cada qual querendo abocanhar um pedaço maior da fatia, no festim da política partidária. Os próprios partidos políticos não apresentam aos eleitores nenhum projeto de amplitude nacional, nem mesmo um simplório programa de execução local.

As eleições de outubro estão batendo às portas e apenas um candidato, sem nome nacional, se apresentou para se bater com o atual presidente da República, que disfarça a sua postura de pretendente à reeleição. Os políticos profissionais não oferecem ao público nenhum desejo de mudanças e ficam rosnando, feito lobos velhos, uns para os outros, em busca do prato feito das sinecuras !!!

Grande parte dos eleitores, preocupados, entopem as listas da internet pedindo “voto nulo”, o que não é politicamente correto nem leva a lugar algum... Desse modo, desvanece-se a esperança de uma renovação nos quadros políticos nacionais, enchendo de angústia os poucos cidadãos que acreditavam numa virada para melhor, neste ano, neste jogo violento dos lobos vorazes !!! ”

Comentários:
(1) Perfeita reflexão, pois os candidatos não conseguem despertar esperança e motivação em relação ao futuro. Desta feita, nos sentimos como que diante de grave enfermidade, e o remédio de que dispomos, sabemos, não traz efeito algum! (Jorge Gerônimo Hipólito - São José do Rio Preto-SP).

( Cel. José Batista Pinheiro - Grupo Guararapes - 1930/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

22/Março/2006:

“ DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA ”

“ (...) A comemoração deste ano coincide com o Quarto Fórum Mundial da Água, na Cidade do México. Insto todos os participantes a trabalharem juntos e enviarem uma mensagem clara ao mundo sobre a urgência deste desafio.

Este Dia também assinala o lançamento da segunda edição do World Water Development Report (Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos de Água-CLICK), produzido pelo sistema das Nações Unidas, através do Programa de Mundial para a Avaliação dos Recursos de Água. Esta publicação mostra o que o mundo deve fazer para enfrentar os desafios que representa a gestão de água doce e em que medida o sistema das Nações Unidas pode ajudar. Recomendo a sua ampla difusão a nível mundial.

Neste Dia Mundial da Água, reconheçamos a importância cultural, ambiental e econômica da água potável e redobremos o nosso empenho em proteger rios, lagos e aqüíferos. Devemos distribuir a água de uma maneira mais eqüitativa e fomentar o seu uso eficiente, especialmente na agricultura. Desenvolvamos todos, organizações internacionais, Governos e comunidades locais, incluindo todas as tradições e culturas, esforços sustentados que nos permitam alcançar os nossos objetivos. ”

( Kofi Annan - Biografia - 1938/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

23/Março/2006:

“ A LIBERDADE DE IMPRENSA ”
- trecho do Discurso no Senado Federal-RJ - 1914 -

“ (...) Mas, se abolirdes os lupanares e estabelecerdes a censura dos costumes, as fezes da imoralidade comprimida rebentarão em pústulas nos centros da vida social. Do mesmo modo, se instituirdes a inquisição da palavra escrita, o que tereis feito, é banir do jornalismo os homens de alma, as penas independentes, os caracteres ilibados, os escritores mais capazes. Ficaria a ralé da venalidade, os pensionistas das verbas secretas, os encostados dos ministérios, os comensais e parasitas do Tesouro. Deixai a imprensa com as suas virtudes e os seus vícios. Os seus vícios encontrarão corretivos nas suas virtudes. ”

Comentário: começo a achar que o grande brasileiro, orador, jurista, tribuno e político, não foi somente um gênio na arte da inteligência, mas que também, na sua luta, detinha o DOM da profecia... contra o mal que não queria ver implantado neste amado BRASIL...!!! (Eng. Celio Franco - Gestor do Portal NSP)

( Rui Barbosa - Biografia - 1860/1935 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

24/Março/2006:

“ PIZZA E DANÇA... NA CÂMARA... ”
- sobre os fatos ocorridos na Câmara Federal-DF - 2006 -

“ Na data de ontem, publicamos um texto do grande brasileiro RUI BARBOSA, onde falava sobre as conseqüências de uma supressão das liberdades. Dizia ele: '... as fezes da imoralidade comprimida rebentarão em pústulas nos centros da vida social...'.

Ainda na data de ontem, tivemos a amarga sorte de, embora gozando do estado de direito, com as liberdades asseguradas pela constituição federal, presenciar coisa semelhante, muito bem definida na sua frase: uma dança em louvor à IMORALIDADE e aos mais sórdidos crimes cometidos contra o povo deste país, uma dança em louvor à traição do povo e suas melhores esperanças, um espetáculo dantesco praticado por uma deputada de São Paulo (Angela Guadagnin - PT-SP) que tem defendido, insistentemente, todos os acusados de envolvimento com a corrupção do governo federal, isso com exceção daquele que a pôs a descoberto: o ex-deputado Roberto Jefferson...

Esse verdadeiro 'ballet', se deu no próprio plenário da Câmara Federal dos Deputados, mostrado pelos principais telejornais, após a 'vitória' de mais um dos acusados, que também 'escapou', absolvido pelos seus 'pares' (leia-se 'pares' como bem entenderem...), acobertados pela COVARDIA do voto secreto, engrossando a já extensa fila dos impunes, que aqui registramos para o conhecimento e memória de todos os brasileiros, não que sejam os únicos culpados, muito pelo contrário, visto o grande número de votos conseguidos na sua 'absolvição': João Magno (PT-MG), Wanderval Santos (PL), Pedro Henry (PP-MT), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Sandro Mabel (PL-GO). Ainda esperam pelo julgamento: João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), José Janene (PP-PR), Josias Gomes (PT-BA), Vadão Gomes (PP-SP), talvez com novas pizzas e danças... Os 'cassados', até agora, se resumem naquele que denunciou os crimes praticados pelo governo e parlamentares, Roberto Jefferson (PTB-RJ), no orquestrador maior do esquema, José Dirceu (PT-SP) e em Pedro Corrêa (PP-PE), presidente nacional do Partido Progressista. Além destes renunciaram, covardemente, fugindo ao processo de cassação: Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar Costa Neto (PL-SP) e Severino Cavalcanti (PP-PE), este último, o famoso ex-presidente da Câmara, por crimes diversos...

Aqui, queremos ressaltar o trabalho promovido pelo Conselho de Ética, um reduto dessa casa onde ainda parecem existir honestos, que merecem ser reeleitos, visto ter insistido em recomendar a CASSAÇÃO da maioria dos envolvidos, embora sua recomendação não tenha valido quase nada...

Voltando à dança, nossos 'parabéns', nobre deputada, por colocar a famigerada 'fidelidade partidária' (conceito que deveria ser ABOLIDO neste país de políticos degenerados), o seu amor ao partidão, ao corporativismo petista, acima dos interesses maiores do nosso Brasil !!!

Temos a certeza de que esta cena ainda poderá se repetir nesta Câmara Federal atual, formada por mais de uma centena (talvez duas), de políticos corruptos e corruptores, como deixam claro os resultados das votações, mas continuamos mantendo muita ESPERANÇA neste BRASIL, talvez ingenuamente, e cremos que os eleitores mantêm um mínimo de consciência para DEMITIREM SUMARIAMENTE, tanto esses, como muitos dos demais deputados e deputadas atuais, já nas próximas eleições de outubro, a partir do que, quiçá nós, reles otários, não sejamos mais obrigados a presenciar a sua 'pizza e dança em louvor dos seus', e esperamos que passe a freqüentar uma boa academia... ou talvez a quadra de uma escola de samba... porque neste mister, parece levar jeito !!!”

( Eng. Celio Franco - Biografia - 1959/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

27/Março/2006:

“ SOBRE OS 175 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”
- proferido pelo Senador Eduardo Suplicy, no Senado Federal, em 22/Fev/2006 -

“ Sr. Presidente, Senador João Batista Motta, Srªs. e Srs. Senadores, eu gostaria de falar sobre um tema relativo à Polícia Militar do Estado de São Paulo que, em 15 de dezembro, completou 175 anos e que tem cuidado da segurança das famílias e das pessoas no Estado de São Paulo sem que, muitas vezes, tenha obtido o reconhecimento por sua abnegação, perseverança e dedicação nesse ofício tão difícil.

A vitória da Revolução Francesa mudou a face do mundo e influenciou a legislação de vários países europeus. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, incluiu entre seus artigos dispositivo que cria uma força pública para garantir a vigência dos direitos ali resguardados. Essa é a origem da polícia republicana francesa e também a matriz de inspiração da Guarda Real de Polícia portuguesa, da qual depois se originou a Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como de diversos outros Estados.

Portanto, é muito importante lembrar que a origem da força pública, a origem da Polícia Militar é de justamente resguardar os direitos da pessoa humana, os direitos que, inclusive, foram relembrados num dos shows extraordinários havidos nesta semana no Estádio do Morumbi, do U2, quando cantava Bono Vox e a banda do U2 dizia suas mensagens, ali estava transcrito pelo sistema de iluminação e sinalização do Estádio do Morumbi, a declaração integral dos direitos da pessoa humana.

Gosto de pensar que, ao longo da história do Brasil, os manuais ensinam que a crise que resultou na abdicação de Dom Pedro I deu ensejo a um período da história conhecido por Regência, em que o País teve de enfrentar dezenas de revoltas e rebeliões. Neste período turbulento, a própria unidade nacional esteve sob perigo, e o poder central viu-se obrigado a conceder mais autonomia às províncias.

Em tal cenário e na esteira da dissolução da Guarda Real de Polícia, a Regência houve por bem baixar a lei que criava, em 1831, o Corpo de Municipais Permanentes na Corte e autorizava que fosse feito o mesmo nas províncias. No mesmo ano, o presidente da Província de São Paulo, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, enviou proposta de lei à Assembléia Provincial. Era a certidão de nascimento das Polícias Militares. Eis porque o patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo é Rafael Tobias de Aguiar.
Devo reconhecer que as contingências de uma já longa carreira política, sempre orientada pela defesa incondicional dos direitos humanos, vez por outra, colocaram a mim e à Polícia Militar em campos diferentes.

Ainda na última segunda-feira, participei de ato promovido por diversas entidades responsáveis pela defesa dos direitos humanos, entre as quais estava ali, à frente dessa manifestação, o Padre Júlio Lancellotti, para recordar a importância de haver justiça no que diz respeito ao julgamento dos que foram responsáveis pela operação que procurou conter a rebelião do Carandiru, há 13 anos. Naquela ocasião, infelizmente, avalio que houve um abuso, e 111 detentos foram mortos de uma maneira que não se pode considerar senão abusiva.
Creio muito importante fazer o registro dos progressos conquistados pela Polícia Militar paulista, sobretudo nos últimos anos. Trata-se de uma organização que presta serviços inestimáveis a todos os setores da população, dentro do rigoroso cumprimento do dever legal e sob preceitos justos e humanistas. Muitas vezes, tenho testemunhado o trabalho de coragem e de dedicação extraordinária de policiais militares junto à população, inclusive nos bairros mais carentes de São Paulo, sobretudo quando desastres ocorrem, sejam provocados por inundações, por incêndios ou por diversos tipos de acontecimentos.

Os policiais militares do Estado de São Paulo compõem uma grande família de 93 mil pessoas, de ambos os sexos - e com a presença cada vez maior de mulheres -, dedicados a zelar pela segurança de outras famílias, em um mundo, muitas vezes, infelizmente, caracterizado por violência e por riscos muito grandes para os seres humanos. Anonimamente, de forma incansável, patrulham dia e noite as áreas urbanas, as periferias, a capital e o interior, as vias e logradouros, em atenção ao seu dever profissional, em 645 Municípios, não se furtando a prestar socorro em qualquer caso, seja apagando incêndios, conduzindo feridos aos hospitais, realizando partos de emergência e assim por diante.

Para desempenhar trabalho de tal relevância, ao mesmo tempo tão estressante, a Polícia Militar tem sido rigorosa no processo de admissão e no acompanhamento profissional. Avaliações psicológicas de rotina tornaram-se obrigatórias, e a conduta social dos policiais tem sido examinada. A corporação não hesita em cortar na própria carne quando maus policiais traem os princípios que a regem a corporação.
Para manter o nível de treinamento do efetivo, a PM mantém programas de aperfeiçoamento profissional, estágios e cursos de especialização, conduzidos pela Diretoria de Ensino e Instrução, órgão que se tornou um dos pilares do desenvolvimento da PM paulista por ser o responsável pela difusão científica e acadêmica das modernas doutrinas de segurança pública. A par dos investimentos em pessoal e das dificuldades de recursos, tem-se investido em modernização de equipamentos: viaturas, armamento, sistemas de comunicação e de informática, melhoria de bases de dados.

É preciso destacar a implantação do policiamento comunitário, a ação pioneira da PM no âmbito da América Latina. Os princípios que orientam esse trabalho são de natureza democrática e participativa, caracterizando-se pela estrita colaboração entre a comunidade e a força policial. Um conselho comunitário ordinariamente se reúne para discutir, analisar, sugerir e acompanhar as ações e os problemas de segurança de sua comunidade segundo as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública. Em termos práticos, todos ganham, pois, de um lado, a comunidade conhece melhor do que ninguém seus problemas, e, de outro, a PM passa a ganhar a confiança e a simpatia dos moradores, o que acaba resultando em maior cooperação.
Quanto aos resultados, se ainda estamos distantes da sensação de segurança que almejamos, é possível comemorar alguns índices, como a diminuição do número de homicídios nesses últimos anos. Em 2005, chegou ao menor patamar desde 1996, ou a redução significativa do número de latrocínios, em torno de 20% sobre o ano anterior.

Para aquilatar corretamente a dimensão desses números, é preciso confrontá-los com a magnitude dos problemas enfrentados: a quantidade de ocorrências, o poder bélico e financeiro da marginalidade e do crime organizado, a insuficiência de recursos materiais e humanos do Poder Público, a ação morosa da Justiça e a diversidade e sofisticação dos ilícitos cometidos, a requerer cada vez mais especialização e capacitação técnica dos policiais. São cerca de 180 mil ligações diárias para os serviços de atendimento telefônico, quase 66 milhões de ligações por ano! Além da atividade tipicamente policial, a PM paulista ainda atende a uma enorme demanda na área da saúde e da assistência social.

Os ideais inscritos no brasão da PM - lealdade e constância -, justificam a manutenção dessa luta absolutamente desigual: lealdade para com o povo do Estado de São Paulo, procurando servi-lo e defendê-lo; constância para não desanimar do trabalho perigoso e estafante, mas indispensável para a vida social.
Cumprimento as autoridades da área de segurança pública, em especial o Comandante-Geral da PM, Coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, e cada um dos PMs do Estado de São Paulo que dignificam e engrandecem a corporação.

Agradeço ao 3º Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Jorge Jerônimo Hipólito, pela carta que me motivou a fazer o pronunciamento que fiz hoje sobre os 175 anos da Polícia Militar !!!”

( Senador Eduardo Matarazzo Suplicy - Biografia - 1941/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

28/Março/2006:

“ REPÚBLICA DO 'BOLSALÃO' ”
- a construção de uma ditadura -

“ 'O país caiu no conto do vigário de Caetés, que preparou seus seguidores durante mais de vinte anos para dar o golpe nas eleições de 2002 e implantar no Brasil o Nacional Fascismo Populista'.

Os políticos da oposição ao governo precisam acordar de sua letargia em relação ao risco que o Brasil está correndo com uma possível vitória do movimento dos camaleões do PT no outubro negro.

Os vermelhos, depois das tantas evidências do seu estelionato eleitoral, resolveram, por tudo o que está acontecendo na nossa podre República do atual desgoverno, implantar um regime fascista populista assistencialista no país, com a conivência ou omissão da maior parte das elites dirigentes, que acreditam na eterna fidelidade dos traidores da pátria, fundadores do Sindicato da Prostituição da Política, que se instalou no poder público com seus gângsteres nascidos dos ovos da serpente, chocados no covil da corrupção, da imoralidade e da falta de ética, e que estão tomando conta das relações público-privadas no país com a devida proteção dos podres poderes da República.

Não estamos numa ditadura promovida por uma intervenção militar, com sangue derramado nas ruas de uma guerra política, mas sob o quase domínio de um clone do chavismo, que está conseguindo cooptar a sociedade civil organizada e a sociedade civil ignorante, com suas instituições capitulando, uma após outra, a um hediondo processo político prostituído, comandado pelo corporativismo do poder público, com a “força” do dinheiro não contabilizado produzido pela corrupção, com a “distribuição seletiva” de verbas públicas e através da promessa espúria de preservação dos contratos de exploração do povo, pelas elites empresariais e pelos donos da riqueza nacional, acumulada nas contas de poucos durante décadas...

O país caiu no conto do vigário barbudo de Caetés, que preparou seus seguidores durante mais de vinte anos para dar o “golpe” nas eleições de 2002 e implantar no Brasil o Nacional Fascismo Populista; os ovos da serpente de que tanto falávamos, durante os últimos três anos, foram chocados e seus milhares de crias espalhados dentro das Instituições Públicas.

As pessoas deveriam assistir com muita atenção ao filme “Os Últimos dias de Hitler”, para perceber o que uma mente doentia pelo poder autocrático para governar um país, pode fazer com o destino de seu povo. Naqueles últimos dias também se promoviam festas e bacanais dentro do bunker nazista, enquanto o povo era assassinado nas ruas pelas tropas invasoras.

Atualmente, já estamos sendo visivelmente ameaçados por um Estado Policial, subordinado ao Ministério da Justiça, com a conivência dos seus órgãos e dos nossos Tribunais Superiores. A estrutura do Estado, aparelhado e capturado pelo PT, coloca na sua alça de mira qualquer cidadão que se atreva a denunciar ou lutar contra a corja meliante da corrupção ou contra a prostituição do corporativismo entre os poderes de nossa podre República.

Como já noticiado, o humilde caseiro que denunciou as mentiras do poderoso ministro da fazenda, já virou réu de uma investigação por lavagem de dinheiro, talvez, como bem disse seu advogado, pelo dinheiro lavado no tanque de sua humilde mãe. Enquanto isso os amigos do presidente da República, que pagam as suas contas, não podem ter seu sigilo bancário quebrado, por ordem do STF, que também continua proibindo o caseiro de prestar depoimento à CPI. Quem deve, está tremendo de medo ...

A 'relativização' da Justiça, em curso no país, agride a consciência nacional, pois está sendo usada como um torpe instrumento para acobertar os acusados de corrupção, protegidos pelo sujo corporativismo promovido pelos meliantes fascistas, bem como para ser um instrumento de vingança contra os adversários políticos do Apedeuta.

Não podemos colocar toda a responsabilidade pela destruição do nosso Estado de Direito Democrático no “Príncipe da Prostituição da Política”, mas também, em todos os governos que sucederam o regime militar no país.

A desconstrução de nossas Forças Armadas, a desconstrução da consciência crítica do povo por um processo educacional falido, a desconstrução da moral e da ética pública, pela prostituição da política, e a formação das milícias oficiais para defender os “invasores” das Instituições Públicas, capturadas pelo corporativismo corrupto, se consolidaram no desgoverno Lulla, mas começaram sua articulação final nos governos FHC, que deu a partida para a corrida da degradação final da política, durante o seu segundo mandato.

No desgoverno Lulla, herdeiro das “heranças malditas”, a sociedade assiste imobilizada, pelo medo, pela covardia e pela estúpida, irresponsável e inconseqüente conivência da maior parte dos segmentos de seus setores mais esclarecidos - especialmente a academia, o jornalismo pelego da maior rede de televisão do país, e o meio artístico -, a repetição de uma inexplicável impunidade de meliantes que são protegidos por uma arquitetura jurídica-criminalista que coloca todos os nossos Códigos Legais e nossa Constituição na lata do lixo da conveniência da política degenerada, promovendo com a cumplicidade da “justiça política”, o relativismo definitivo da ética e da moral no poder público, para atender, sempre que necessário, o interesse de traidores do país, que se apropriaram do Estado e administram a máfia das relações públicas-privadas.

O desdém com a opinião pública, que é praticado ostensivamente por parlamentares que compactuam com a transformação do Poder Legislativo em capacho do Executivo, que já transformou em seu cúmplice o Poder Judiciário, chega ao ápice do escárnio e do deboche com a sociedade: uma deputada do PT, símbolo maior de um parlamento prostituído, ensaiou no plenário, ao vivo e a cores, alguns passos rebolativos de samba, sob os sorrisos de muitos dos seus pares e com a paralisia ética do Presidente da Câmara; um degradante ato de onirismo corrupto que poderia perfeitamente ser chamado de “o samba da prostituição da política”, ao perceber que seu colega mensaleiro tinha sido absolvido pela maioria dos parlamentares presentes. Essa senhora, realmente, deve achar que os seus eleitores são uma cambada de jericos e que a sociedade não merece o menor respeito dos parlamentares, que custam aos contribuintes mais de cem mil reais por mês, entre salários, benefícios , mordomias e “extras”, sem contar os mensalões.

Enquanto assistimos inertes a todas essas humilhações, operadas pelos nossos representantes no Poder Legislativo contra a sociedade, na França, jovens saem às ruas lutando contra as forças de repressão do governo, para preservarem os seus direitos, e já conseguiram que aceitassem seu questionamento sobre a lei que causou sua revolta e indignação.

E no nosso país? Uma grande tristeza! Assistimos o desfilar imponente dos meliantes que promovem ou gerenciam o roubo descarado do país, assim como às suas danças, como se fossem hienas em volta da carniça da prostituição da política, sem sequer incomodá-los com simples perguntas: – Porque você mergulhou os mastros de suas bandeiras da ética e da moral no mar de lama da corrupção? – Porque você nos traiu? Depois da segunda pergunta, o desonrado da política, provavelmente, após dar uma banana para seu questionador, ou mandar seu segurança interromper a conversa, vai virar as costas e seguir seu rumo para continuar promovendo a devassidão política do país, sem ser incomodado. Será que o Pelé tinha razão? Fazemos por merecer a desgraça do desgoverno que temos?

Nosso país está se transformando na “República do Bolsalão”, que poderá garantir ao “Príncipe da Prostituição da Política” a força eleitoral de mais de 30 milhões de pobres almas, que estão aceitando vender seus votos por uma “bolsa-manutenção-da-pobreza”, mesmo que continuem sem perspectivas de um emprego, de um salário decente e de uma vida digna e justa. O resto dos votos necessários para sua reeleição ficará por conta dos eleitores cativos ortodoxos de uma esquerda falida, do MST, dos milhares de militantes patrulheiros do Estado, dos beneficiários da máfia das relações públicas-privadas e por conta dos amores voláteis das elites dirigentes que bancam a continuidade histórica do lento genocídio dos pobres e dos menos favorecidos, e que elegem quem pagar mais às suas aplicações financeiras em títulos do governo, e que se “exploda” o país.

Estamos testemunhando o que pode fazer com uma sociedade, o “veneno ideológico-monetário” de uma apedeuta serpente da política !!! ”

GERALDO ALMENDRA, nascido em 01 de Dezembro de 1951, Economista, ocupou cargos gerenciais e executivos em empresas privadas durante mais de 25 anos. Atualmente é Professor de Matemática e reside em PETRÓPOLIS-RJ.

( Geraldo Almendra - Biografia - 1951/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

29/Março/2006:

“ POLÍTICA, SENSATEZ E RESPONSABILIDADE”
- sem inteligência não resolveremos os problemas do País -

“Todos queremos um Brasil melhor! Todos somos conscientes de que os destinos do País estão nas mãos dos políticos. Devemos ser conscientes de que, quem elege os políticos somos nós mesmos, portanto, o futuro do Brasil está nas nossas mãos.

Ihhhh! Lá vem outro com a mesma conversa, em vésperas de eleição! Será este partidário do PT, PSDB, PMDB, PTB...?

Não! Este manifesto não é partidário de nenhum destes e de nenhum dos “milagreiros” que aparecem com novas siglas, tentando nos fazer de idiotas, imaginando que a simples criação de novos rótulos resolverão os problemas da Nação.

Muito pelo contrário, objetivamos sugerir à população que não se deixe levar por qualquer discurso de fanatismo partidário, ódio, revanchismo, demagogia, inimigos e super produções.

O que vem a ser isto?

Pela Internet, por exemplo, nós recebemos vários e-mails, explicitamente identificados como de autoria de pessoas que têm ódio do Lula, outras que têm ódio dos militares, outras que têm ódio dos americanos, ódio da Globo, ódio do Fernando Henrique e seus partidários, enfim, ódio de tudo...

Ao mesmo tempo, encontramos mensagens de alguns que, também, idolatram determinadas pessoas ou partidos! Há os que idolatram o Lula, idolatram os regimes militares, o PSDB, o PMDB, o PFL e outros...

É exatamente aí que está o perigo!

Nenhuma criatura que tenha o mínimo de respeito e consideração pela sua inteligência, deveria permitir deixar-se manipular, por quem quer que seja, principalmente por pessoas que odeiam, pessoas inimigas ou pessoas fanatizadas e idólatras...

Quem tem ódio não deve merecer credibilidade, NUNCA!!!! Quem é inimigo, também não pode merecer qualquer credibilidade, em nada que fale sobre quem tem como inimigo... Quem pratica idolatria também!!! Os apaixonados por Michael Jackson o vêem como um Deus...; na Argentina, há também muita gente que vê o Maradona como um Deus..., em vários lugares encontramos pessoas que deificam outras. Recentemente, vimos no Brasil, pessoas em lágrimas exageradas idolatrarem um membro dos Roling Stones e outro do “U2” !!! No entanto, sabemos que nestas pessoas não vemos qualquer exemplo de vida que as tornem melhores, em nada, que o cidadão comum...

É preciso que todos nós recorramos à nossa racionalidade e ao bom senso, agora, no sentido de uma mudança acentuada nas estratégias para mudar este país !

Paremos com esta idéia maluca de acharmos que é útil aquele cidadão que se perpetua como “dono” de determinada cidade ou estado, repetidas vezes eleito e reeleito, para os mais importantes cargos, quando na realidade ele é utilíssimo apenas para aumentar, cada vez mais, o seu patrimônio pessoal e o de seus familiares. Em todo lugar tem isso, gente !!!!

Paremos, também, com o preconceito de generalizar os que estão na política como sendo todos safados, corruptos e desonestos, porque isto não condiz com a realidade. Existe muita gente, da mais alta dignidade, no Congresso Nacional e na política regional, que não compactua com toda essa safadeza que o Brasil está vendo e tudo fariam para mudar o comportamento da política brasileira. Acontece que a dignidade é minoria neste universo, onde quem decide tudo é a maioria!

Existem incontáveis nomes que entraram na política, seja na prefeitura da sua cidade, no governo do estado, na câmara dos vereadores, assembléia legislativa, câmara federal ou senado, mas que saíram com o mesmo patrimônio, o mesmo padrão de vida, sem se locupletarem de coisa alguma, nem venderem as suas consciências. Temos que aprender a identificar estas pessoas e não podemos generalizar.

Exemplos semelhantes ao da deputada, que recentemente dançou no plenário da câmara federal, cinicamente comemorando a impunidade, não são os de todos! Naquele momento, eu estava em Brasília no gabinete de um outro deputado que, quando viu a cena pela televisão, chorou de vergonha. E não chorou teatralmente para me impressionar, porque eu não sou ninguém tão especial, nem ao menos eleitor no seu estado...

O ridículo corre solto no Congresso Nacional... Basta assistirmos à televisão da Câmara, que está no ar 24 horas por dia, para vermos a demonstração de imbecilidade de alguns, que tomam a palavra com o único objetivo de aparecerem diante das câmeras, para que os seus eleitores, talvez tão imbecis quanto eles, os vejam “atuando”, quando na realidade falam, falam, falam e não dizem coisa alguma...

- “Por questão de ordem, senhor Presidente!”. Contestam o que é incontestável, por motivos irrelevantes...

Aprendamos a ficar de olho, observemos, pesquisemos, bisbilhotemos a vida do cidadão para saber o que ele fez de útil à sociedade para pleitear ser representante do povo !!!

Qual o trabalho que tem, de fato, esse cidadão ou esta cidadã, que aí na sua cidade já está preparando a campanha da próxima eleição, para reeleger-se ou entrar pela primeira vez ?

- “Ah, mas quem o está indicando é o Fulano de Tal!!!”

Que respeito você tem pela sua inteligência, quando permite que alguém indique em quem você deve votar? Você é portador de algum problema de cegueira, ou miopia, que não lhe dá condições de observar, com os seus próprios olhos, o histórico e a vida do candidato?

Este é o primeiro mandamento para as próximas eleições:
Não permita que ninguém indique candidato nenhum para você!

Ainda temos tempo para fazer as nossas avaliações prévias. Há pessoas que gostam de guardar “memórias” (como eu). Tome-se de uma máquina fotográfica e uma câmera e comece a fotografar, ou filmar, como quem não quer nada, a casa, o carro, o colégio onde os filhos estudam, as roupas que a esposa veste, e tudo o que você puder, e guarde. Grave também todos os pronunciamentos que ele fizer no horário político da televisão e do rádio e guarde também... Depois compare, anos depois da sua “atuação” na política.

Não é preciso que as comissões da Câmara digam para a gente se o Roberto Jefferson tinha ou não tinha razão em tudo o que denunciou..., basta que usemos a nossa própria inteligência para as conclusões !!! É por isto que esta matéria diz, no seu subtítulo, que sem inteligência não resolveremos os problemas do País.

O cidadão que nunca teve experiência nem intimidade com os problemas populares, na prática, realizando algum trabalho educativo, social, humano, para a difusão do bem e melhoria das condições humanas, jamais deve ser eleito por nós!!!

Fazer demagogia, no microfone de uma emissora de rádio, não é qualificativo para ninguém ser eleito! Se não tiver trabalho, de fato, isto não vale nada!

Segundo mandamento:
Não se deixe levar pelas demagogias
proferidas nos microfones de emissoras de rádio e televisão, quando o candidato não tiver, de fato, alguma obra que o dignifique e autentique.

Fazer-se de representante de Jesus, na tribuna de uma instituição religiosa, cheio de “amores” e “bondades”, também não pode ter qualquer relevância !!! Há muita diferença entre os que pregam Jesus, exemplificando uma vida de Amor, Dignidade, Honestidade, Caridade, Fraternidade, Ajuda ao Próximo, convivência com o infortúnio e aqueles que pregam apenas o JE$U$$ !!!

Terceiro mandamento:
Não se deixar levar por interesses e conveniências religiosas... e falsos profetas.

Cuidado com os “Salvadores da Pátria”!
Os críticos, que não sabem fazer outra coisa senão criticar, sempre baixam a porrada nos que estão no poder, como se eles resolvessem todos os problemas, se lá estivessem...

Voltemos no tempo:

Os que, ferrenhamente criticavam o governo do Juscelino Kubitscheck, dizendo que nada prestava no País, convenceram o povo a eleger o Jânio e não o Marechal Lott. O País virou primeiro mundo? Não, continuou tudo do mesmo jeito...

Depuseram o Jango, para resolver os problemas do País. Ficou uma maravilha? Claro que não...

Baixaram o cacete nos governos militares, existia a ARENA, maior partido do País, criticada pelo MDB, que prometia o paraíso... Veio o Sarney. Os problemas do País foram resolvidos? Passamos a ter boa previdência, saúde, educação, segurança pública, etc? também não. Tudo continuou como sempre...

Veio o Collor. Toda a politicada se debandou para o PRN.
- “Vamos afastar o Collor!”.
- “Pela moralidade do meu País! Pela decência! Pelo não à corrupção! Pela dignidade!”.
(Por falar em Collor, já que eu disse que gosto de guardar memórias, guardei, entre muitas, a fita de vídeo com a gravação da votação do “Impeachment”. Você ficaria impressionado ao rever quem foram os que votaram, mais emocionados, o seu afastamento, falando em moralidade, decência, abaixo a corrupção, etc.).
Resolveu alguma coisa? Deixou de ter corrupção? Passou a imperar a moralidade? Resolveu o problema?
Não, continuou tudo como antes...

Entra Itamar e depois Fernando Henrique.
A inflação foi contida, sim. Sem dúvida alguma o estancamento de uma sangria terrível. Mas a que custo?
E os outros problemas, na área da educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, cultura etc... resolveu o que? Nada, absolutamente nada...

E o PT, ao longo de mais de 20 anos baixando o cacete, prometendo milagres, como acabar com a fome e dar emprego a todo o povo brasileiro.
Entra o Lula, que chega ao final do seu mandato.
Resolveu o quê? Conseguiu controlar a inflação... E as outras coisas? Acabou com a fome? Resolveu o problema do desemprego?

Este país conseguiu beneficiar apenas um segmento, cada vez mais poderoso, e que é quem de fato manda no Brasil e está adorando tudo isto: OS BANCOS !!!

De 1994 a 2004, obtiveram 1.079% de crescimento nos seus lucros.
O banco “A”, que em 2004 teve um lucro de R$ 3.060.000.000,00, em 2005 saltou para R$5.511.000.000,00....
O banco “B”, que em 2004 teve um lucro de R$ 3.775.000.000,00, em 2005 saltou para R$5.251.000.000,00...

Certamente, neste 2006, ambos não vão se conformar com lucros abaixo dos dez bilhões de reais..., cada um!!! Em 2007, vão querer lucros na ordem de vinte bilhões de reais...

Às custas de quem, meu querido leitor, minha querida leitora? Em cima do suor e do sangue de quem??? Quem é que permite isto, neste País?
Será preciso o Roberto Jefferson pra dizer mais alguma coisa ???

É por isto que alerto, neste documento: Tenhamos muito cuidado com quem vamos eleger no próximo pleito!!!

Tenho certeza absoluta de que, em sua cidade e em seu estado, existem muitos homens e mulheres da mais alta dignidade, que já disseram não a inúmeras propostas calhordas e canalhas, que custariam a venda das suas consciências. Muitos e muitas que preferiram continuar na vida de dificuldades, sacrificando até mesmo as suas famílias, do que se enlamearem nas tentações que o poder proporciona.

Pelo amor de Deus, não é difícil você identificar estas pessoas! Não fique esperando que elas se ofereçam para se candidatarem, porque, pelo fato de serem dignas, não se entusiasmam facilmente por poderes. É você que tem que unir forças e lançá-las! Não permita que diretórios de partidos determinem quem deve ou não deve ser candidato, quem deve fazer isto é você e a sua comunidade !!!

Lance você uma pessoa de verdadeira dignidade. Já que só se fala mal das pessoas, omitindo-se, vergonhosamente, o seu lado bom, abra a boca e fale das pessoas de bem, das que realizam, que produzem, que servem por servir, que amam porque o amor faz parte do seu íntimo. Existem senhoras e senhores que fazem da rotina de suas vidas, há muitos anos, a dedicação a leprosários, albergues, creches, comunidades eclesiais de base, educação, caridade, auxílio e trabalhos belíssimos em benefício do próximo, sempre silenciosas... São estas as pessoas que devemos identificar !!!

Vamos mudar este País, sem demagogia, sem hipocrisia, sem falso moralismo, sem influências de poderosos e também sem dar a menor bola às superproduções das agências de publicidade.

Estejamos cientes de que, quanto mais espalhafatosa a campanha, maiores são os famigerados fundos de campanha, disponibilizados por alguém que sempre quererá receber em dobro, em triplo ou decuplicado...
Abaixo os fundos de campanha !!!

Quem deve decidir as eleições deste ano é a inteligência.
Eu tenho a minha, você tem a sua. É apenas uma questão de querermos usá-las,
Patrioticamente. ”

OBS: Não sou candidato a coisa nenhuma, nem pertenço a partido nenhum!

( Alamar Régis Carvalho - Biografia - 1951/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

30/Março/2006:

“ FONTE DE VIDA ”
- sobre o consumismo, a omissão e a água -

“ Caríssimos educadores ambientais do Brasil: infelizmente, ao olhar para bem longe, próximo do limiar do horizonte, não consigo ver com bons olhos o futuro dos recursos hídricos. Lamento, mas, com tantos profissionais especializados no assunto, não consigo vislumbrar com segurança um primeiro passo... Há muito tempo se comenta dos problemas e esses aumentam a cada instante. Muito se tem falado a respeito das causas que tendem a não permitir a busca de soluções. Uma dessas causas é o consumismo.

O consumismo gera ansiedade, que leva o indivíduo a querer ganhar mais dinheiro, e esse indivíduo não se preocupa com o hoje do futuro. Portanto, os recursos hídricos deixam de ser prioridade, assim como a vida, o escrúpulo, o amor, a fé, a esperança, a ética, etc... Há algum tempo, na cidade de São José do Rio Preto, o Prof. Dr. Fábio Alberti Cascino enfatizou sobre “consumismo e reflexão”. Concordo com ele, no entanto, gostaria de testemunhar os efeitos da reflexão, ou seja, da reflexão para a ação. Percebo que pessoas fazem reflexão por toda a vida, no entanto, sem praticidade, a reflexão passa a ser ilusão. Não podemos viver iludidos a respeito de coisas sérias, por exemplo, a respeito da vida !

O Brasil está dividido em bacias hidrográficas. Em todas elas existem pessoas com qualificação, o que nos leva a acreditar que sairemos do papel.

Caríssimos educadores, são criados muitos papéis, por conta das pesquisas, levantamentos, custos, projetos, discussões, embates dos interesses políticos e comerciais, etc. Tudo bem! A burocracia é necessária, mas, quando é que ela vai permitir solucionar os problemas ??? Nós precisamos compreender que será difícil solucionar os problemas da água de uma só vez, mas se é possível resolver gradualmente, por que não? Na minha opinião, enquanto permitirem o direito à manifestação, ela deve ser feita. Cada um de nós deve manifestar-se e cobrar a quem de direito, para que tomem as providências. Considerando a importância da reflexão, convido-os a refletirem sobre o que descrevo abaixo, esperando contribuir para a ação:

“Desenraizados”

Quando as árvores desaparecem, os poços ficam secos e o solo se esgota, a vida das populações das aldeias e pequenas cidades torna-se impossível.

Eles não têm escolha, a não ser juntar seus poucos pertences e sair pela estrada. O fenômeno dos “refugiados ambientais” torna-se, cada vez mais, um lugar comum, especialmente na África.
(texto extraído do livro - Salve a Terra)

Vocês já imaginaram quantos refugiados ambientais existem no Brasil?

Abaixo, trecho do discurso de Andy Russel, canadense, escritor e ativista ambiental:
Mas, agora, até as nascentes que brotam das rochas no topo dessa cadeia continental, mostram vestígios de chumbo, da fumaça dos carros. Descendo os morros, o lixo industrial impregnou a água do solo, desde a superfície até a camada rochosa, com cloretos, sulfatos, metais pesados e outros poluentes químicos. Em muitos lugares, a poluição é tão concentrada, que beber água é perigoso para pessoas e animais.

Foi esse contraste que me dominou enquanto falava àqueles jovens. Minha geração os abandonou, e mesmo que eles estejam dispostos a trabalhar e a lutar com afinco, jamais verão o que eu conheci. Minha emoção foi tão forte, que acho que fiz um mau discurso – nem um pouco adequado à esperança, entusiasmo e coragem daqueles jovens. (texto extraído do livro Salve a terra)

Refletindo sobre as futuras gerações, temos de admitir que jamais possam ver o que vimos. O colorido do mundo será diferente, provavelmente, tenha a cor da omissão. A água, talvez adquira cor, cheiro e sabor. O homem, talvez seja capaz de sentir vergonha, por ter sido incapaz.”

( Jorge Gerônimo Hipólito - Biografia - 1952/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

31/Março/2006:

“ RESPINGOS DE PODRIDÃO ”
- até quando ? -

“ A equipe econômica do atual governo teve como chefe um ministro austero, que sentou atrás de uma mesa de controle cheia de botões e começou um trabalho duro de contenção de tudo. Mexendo os botões ele foi subindo juros, descendo juros, gerando superávit para pagamentos de dívidas, estimulando as bolsas de valores, controlando o câmbio, baixando o risco Brasil e outros quesitos do complicado mundo da economia.

E assim, o Brasil atingiu um grau muito confiável, ao gosto dos investidores internacionais. Por essas proezas passou a ser, aos olhos do presidente da República, o todo poderoso ministro, salvador das finanças brasileiras. Mas não vai bem das finanças um país que sacrifica o seu povo para pagar juros extorsivos, aos investidores internacionais, de dívidas que já foram pagas mais de uma vez...

Desemprego, favelas, fome, estradas esburacadas, apagões e outras desgraças institucionais não eram problemas do seu setor. O caos político do mensalão, o valérioduto e outras imoralidades passaram longe do seu nariz...

Bastou um trivial depoimento, de um simples caseiro de uma mansão de Brasília, para o todo poderoso ministro ficar emparedado, dentro dos esgotos da imoralidade que assola os palácios de Brasília. Até quando o chefe supremo da Nação resistirá aos respingos da podridão dos corredores fétidos do Planalto? ”

( Cel. José Batista Pinheiro - Grupo Guararapes - ****/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

 

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo. This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br