Voltar

www.nossosaopaulo.com.br

 

 


Lema: "DIGNIFICAR O SER HUMANO"
"To Dignify the Human Being"

Conheça sua Home Page em Rotary International
(
Click Aqui)

ERNESTO IMBASSAHY DE MELLO
( Presidente de Rotary International ) 1975 / 1976


Clube: Rotary Club de Niterói

Nascimento: 25 de Julho de 1908, no Rio de Janeiro-RJ
Morte: 12 de Junho de 1993, no Rio de Janeiro-RJ
Esposa: Acácia Brazil de Mello


Caros Companheiros Rotarianos:

Temos idéias comuns que se orientam na mesma direção - por nosso pensamento.

ESTAMOS em Rotary por aceitação e consentimento - por nossa Vontade. E AGIMOS, de forma múltipla e diversificada, individual ou coletivamente, mais habitualmente na própria comunidade, e também em campo de dimensão maior, objetivando o bom entendimento entre os homens, povos e nações, sem quaisquer preconceitos, para o estabelecimento de vida criativa em ambiente de paz - por nossa Ação.

Observa-se o mundo atual o pensamento desatado no torvelinho de ventos de todas as direções, a vontade concentrada em prepotência e a ação deflagrada por forças destrutivas.

Sem dúvida os tempos são difíceis. São crescentes as ameaças à vida humana e a própria humanidade como um todo. O ser humano é posto à margem.

É um desafio a mobilizar as consciências e as lideranças responsáveis. Estamos todos envolvidos. Somos parte do contexto social. Devemos seguir mais atuantes.

Você é Rotary. O seu clube é Rotary. Rotary International é Rotary.
Estamos juntos, e estaremos juntos em pensamento, em qualquer tempo e lugar, sempre e quando se afirme uma atitude rotária ou se efetive uma ação de Rotary.

O ser humano é centro e medida de todas as coisas. Não são as instituições que fazem o valor dos homens, e sim os homens que fazem o valor das instituições.

Rotary, instituição nossa, conta conosco para valorizá-lo mais e sempre!

DIGNIFICAR O SER HUMANO em todos os aspectos - respeitando os seus direitos, as conquistas do seu trabalho, de sua cultura, inteligência e valores espirituais - é senda certa para a boa vontade e o almejado entendimento entre os homens, os povos e as nações - a Paz.


Biografia Resumida: ERNESTO IMBASSAHY DE MELLO
( Presidente de Rotary International 1975 / 1976 )

Ingressou no Rotary Club de Niterói em 4 de julho de 1935, na classificação Direito-Advocacia. Exerceu praticamente quase todos os cargos e comissões naquele clube, inclusive a presidência em 1942-43. Foi Governador do então Distrito 27, diretor do RI pela Iberoamérica, 2º vice-presidente do RI 1955-56, tendo servido também ao Rotary como presidente e membro de diversas comissões. Como Presidente do Rotary International 1975-76, ofereceu o seu significativo lema: DIGNIFICAR O SER HUMANO. Como presidente, visitou 40 países e todos os Estados do Brasil. Foi condecorado, no grau de comendador, pelos governos do Brasil, Panamá, República Dominicana, Colômbia e Itália. Foi curador da Fundação Rotária por seis anos e seu
presidente por dois exercícios.

Imbassahy participou oficialmente de programas em assembléias internacionais, conferências regionais e de dezenas de assembléias e conferências distritais, tendo sido, por diversas vezes, líder de discussão de grupo de Governadores na assembléia internacional, membro do Conselho de Legislação e de comissões de indicação de presidentes do RI, tendo representado presidentes em diversas conferências distritais no Brasil e no Exterior. Contava em sua bagagem com larga cópia de trabalhos oferecidos em reuniões rotárias, alguns editados e publicados.

Brasileiro, Ernesto Imbassahy de Mello nasceu em 25 de julho de 1908, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, filho do Dr. Vital de Melo e D. Judith Imbassahy de Mello; casado com Acácia de Melo, com quem teve um filha e dois filhos. Iniciou a sua vida de trabalhos aos 17 anos de idade, como operário da Cia. Brasileira de Energia Elétrica, em Niterói, durante 8 anos, como limador, em diversas máquinas-ferramenta, como torneiro mecânico e fresador, depois em eletricidade como operador em sub-estações transformadoras de distribuição, tendo sido subchefe e chefe do departamento de Medidores e Laboratório de Testes.

Foi Diretor da Escola de Trabalho (Escola Henrique Lage), de ensino técnico profissionalizante, no Governo Ary Parreiras. Foi Diretor do Instituto Vital Brasil, Diretor-Presidente da Cia. Brasileira de Águas e Esgotos de Niterói, Diretor da ACESITA, da Cia. Mineira de Cimento Portland e Cia. de Cimento Pains S/A em Minas Gerais.

Imbassahy foi assessor do Presidente Macedo Soares na Conferência Nacional da Indústria e membro do Conselho Econômico daquela entidade. Consultor Jurídico, advogado e procurador da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio por mais de 30 anos. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro por dois biênios, e advogado e consultor jurídico de várias entidades e empresas.

Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1935, na qual fez também o curso de doutorado em leis. Entre vários outros cursos e estudos, fez o Curso de Economia da CEPAL e o curso da Escola Superior de Guerra. Deixou valiosos trabalhos publicados.

Dedicado a atividades cívicas, foi presidente da comissão que erigiu o monumento ao Almirante Ary Parreiras, em Niterói, tendo sido secretário da comissão de recepção à Força Expedicionária Brasileira, em Niterói. Era reservista naval.

Desportista na juventude, pelo Clube de Regatas Icaraí, como nadador, remador e campeão de water-polo.
Advogado de profissão, membro da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Idealista, culto, de inigualável espírito público, modesto, hábil e comunicativo, Imbassahy deu tudo de si em favor da divulgação do objetivo da nossa instituição, como sócio veterano do Rotary Club de Niterói, e como delegado de presidentes do RI nos mais importantes eventos rotários, no Brasil e no Exterior, onde, com sua verve, transmitiu conhecimentos, entusiasmo e otimismo.

Com a tranqüilidade que o caracterizava, e com a qual conviveu com quantos dele se acercaram, Imbassahy
morreu no dia 12 de junho de 1993, no Rio de Janeiro-RJ, aos 85 anos de idade, legando-nos a saudade de um insigne rotariano e de um companheiro exemplar.

(Fonte: Comp. José Silvano Pontes - Cartilha Rotária )



Voltar
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br