MENSAGEM DO PRESIDENTE

Prezados amigos e companheiros,

Iniciando, gostaria de comunicar a todos que, desde hoje, o ROTARY ARARAQUARA está inserido no mundo da INTERNET, certamente com informações básicas, que serão atualizadas e incrementadas com a ajuda dos companheiros de modo a refletir a importância deste clube.

A partir da página principal do portal Nosso São Paulo, www.nossosaopaulo.com.br, no item CLUBES DE SERVIÇO, todos poderão acessar às informações de nosso clube, inserido no Distrito 4540, tais como um pequeno Resumo Histórico, esta mensagem e mesmo o Álbum dos Presidentes do clube, hoje apresentado a vocês.

Continuando nosso pronunciamento, vamos tecer algumas considerações acerca desta transição:

RICHARD KING

2001/2002

BHICHAI RATTAKUL

2002 / 2003

Esta noite, participamos de mais uma mudança, mudança que faz parte dos objetivos básicos de renovação do Rotary Internacional, assim como faz parte das Leis Universais que regem o nosso universo e também de nossa própria VIDA. Tudo progride sob o IMPULSO da mudança; sem ela, normalmente nos acomodamos e a OBRA DE DEUS não admite acomodados !!

Deixamos nesta noite o lema de 2001/2002, "A Humanidade é a nossa Missão", do presidente americano, Águia Real, RICHARD KING, onde metas bastante audaciosas foram definidas e perseguidas em todas as avenidas de Rotary, para abraçarmos o novo lema rotário de 2002/2003, "Plante Sementes do Amor", do presidente tailandês BHICHAI RATTAKUL, que é casado com Khunying Charoye, tem três filhos e cinco netos e possuí como passatempos a jardinagem, a leitura e o golfe. Vemos a audácia de um empresário americano ser substituída pela simplicidade e sabedoria de um 'jardineiro' oriental, o que considero encantador. Lembro-me, neste ponto, de um grande filme: Muito Além do Jardim, onde o memorável personagem Peter Sellers faz as vezes de um jardineiro com muito pouco estudo convencional, que é obrigado a sair do jardim de uma mansão, onde trabalhou toda sua vida, para o MUNDO, apenas conhecendo os Segredos das Plantas e da alternância entre as Estações do Ano e conseguindo, no entanto, com a ajuda de um golpe de sorte, chegar a conselheiro de grandes empresários e políticos, tido como sábio e intelectual.

É incrível como a VIDA pode ser SIMPLES ! Acho que deveríamos nos esforçar para simplificar as nossas vidas ao invés de sofisticá-las a cada dia como o fazemos ! Deveríamos muito mais que Pensar Grande, nos ocupar de coisas e tarefas SIMPLES, que necessitam a nossa atenção e que sempre relegamos para segundo plano !

E como o MUNDO DE HOJE necessita das coisas simples ! Como ele necessita de que PLANTEMOS AS SEMENTES DO AMOR, em tantos corações quantos nos seja possível, em nossos clubes, em nossos trabalhos, em nossas comunidades, em qualquer lugar que estejamos, conforme nos encoraja o novo PRESIDENTE RATTAKUL em sua primeira mensagem.

Acredito piamente na Lei de Causa e Efeito, segundo a qual "A SEMEADURA É LIVRE", porém, a "COLHEIRA É OBRIGATÓRIA", ou seja, se queremos para nós uma vida de FLORES, não podemos nunca plantar ESPINHOS no coração daqueles que nos rodeiam !

Estamos recebendo dos companheiros a missão de dirigir o ROTARY CLUB ARARAQUARA durante o ano que inicia. Como podemos facilmente averiguar, pela sua história, este clube possui um passado GLORIOSO. Muito nos alegramos com essa incumbência, todavia, nos preocupamos também em honrar a confiança dos companheiros, pois não conhecemos o que o futuro nos reserva.

Mas, citando novamente nosso presidente, "... seja o que for que nós fazemos, um elemento permanece constante. O melhor do companheirismo e do serviço em Rotary sempre se inicia no CORAÇÃO. Quando o amor é colocado em nossas ações, nós não paramos para perguntar quanto tempo ou quanto dinheiro estamos sacrificando; nos inspiramos para fazer mais, dar mais. O amor é a Força Motriz que sustenta os melhores trabalhos de Rotary."

Como madre Teresa disse certa vez: "Não é o quanto nós damos, mas o quanto de amor nós colocamos no que damos". Quando nós realizamos uma ação com amor, ela naturalmente será mais efetiva e penetrará mais fundo nos corações e nas mentes de todos aqueles a quem nós servimos.

Diante disso podemos prometer a todos os companheiros, dar o melhor de nós mesmos, de coração, com muito amor, pelo tempo que aqui estivermos, para tentar resgatar o prestígio e a auto-estima deste clube, tornando-o mais participativo e atento aos problemas de nossa comunidade, em acordo com nosso lema máximo, DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

Os tempos estão difíceis e não esperamos realizações portentosas; ficamos muito contentes em ter o lema do novo presidente como nosso norte, Plante Sementes do Amor, porquê em plantando pequenas sementes, na medida de nossas forças, com certeza estaremos contribuindo para a construção de um MUNDO MELHOR, como o humilde pedreiro que contribuí com pequenos tijolos para a construção de GRANDES OBRAS.

AGRADECIMENTOS:


Agradeço, em especial e em primeiro lugar, a confiança de todos os meus companheiros de clube e da nova diretoria, sem exceção e também às valorosas senhoras e voluntárias da Casa da Amizade, nas pessoas de sua presidente, Iones Dal'Médico Fasanella e da colaboradora Shirley Aparecida Leão;

Ao nosso novo GOVERNADOR de Distrito, companheiro VALTER MERLOS e à sua esposa, a nova governadora das Casas da Amizade, CELIA DE FREITAS MERLOS, que certamente deixaram muitos compromissos para prestigiar esta cerimônia, meu imenso agradecimento;

Obrigado também ao companheiro Haroldo Alves de Araújo Filho e à sua esposa Maria Beatriz, representantes do casal governador José Paulo Jabor e esposa, por seu prestígio;

Agradeço, sinceramente, às autoridades presentes, às quais não vou nomear para não cometer nenhuma injustiça;

A todos os meus amigos, amigas, irmãos e parentes, que deixaram seus afazeres nesta segunda-feira para estar aqui comigo, compartilhando deste momento inesquecível para mim, MUITÍSSIMO OBRIGADO; vocês estão no meu coração;

Eu não poderia, neste momento, esquecer os MEUS GRANDES AMORES, minha esposa YVETE, minha filha CYNTHIA, minha filha LARISSA e minha mãe LUIZA, 'in memorian', sem as quais com certeza me faltariam as forças para continuar a grande luta da vida; AMO muito a VOCÊS, do fundo do meu coração;

Finalmente, agradeço a DEUS, nosso pai, o Grande Arquiteto do Universo, por este maravilhoso momento de felicidade e convido a TODOS que, de pé, saudemos o PAVILHÃO NACIONAL e as demais bandeiras da panóplia !

Desta forma, damos por encerrado o cerimonial desta reunião, esperando que todos tenham aproveitado ao máximo nosso convívio rotário. Muito Obrigado !!

Engº Celio S. Franco

Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br