ROTARY CLUB ARARAQUARA
"NOSSA HISTÓRIA"
Projeto Memória do Clube

Voltar

ROTARY CLUB ARARAQUARA - HISTÓRIA

"O convívio rotário é a escola arejada e eficiente que permitirá a vitalização da nossa personalidade, adequando-a à luta idealista em prol de um Mundo Melhor.
A comunhão idealista é aquela que une os rotarianos e revela-se como elemento amalgamador.
Rotary é um movimento de fé, fé que preside todas as relações humanas e que, dia a dia, se reafirma na palpitação com que emocionadamente a vivemos.
Rotary é a alta expressão da nobreza humana, arregimentada para o desempenho da Grande Missão, que é a de tornar concreta a FELICIDADE de VIVER !"

( Companheiro Nicolau Filizola )


"Desde sua fundação, o Rotary Club de Araraquara contou em seu Quadro Social com elementos qualificativos no exercício de sua profissão ou de seu ramo de negócios, pertencentes à Câmara Federal, à Administração Estadual, Autarquias Federais e Estaduais, Poder Executivo Municipal, Câmara de Vereadores, companhias de serviço público, associações assistenciais ou beneficentes, associações de classe, entidades de ensino oficial ou particular, associações recreativas, representantes de colônias ou nações estrangeiras e outros.
A composição do Quadro de Sócios sempre foi extremamente variada, assegurando a disseminação do conhecimento, experiências diversas e a sensibilidade, que postas a serviço da comunidade resultam nos mais altos padrões de ética profissional, compreensão e amizade, sempre a disposição da humanidade, na busca de colaborar com a Paz Mundial."

( Fundador, ex-Presidente e ex-Governador Boaventura Gravina )


1. CLUBE PADRINHO

No início desta pequena história, não poderíamos deixar de expressar nossas calorosas saudações rotárias a nosso clube padrinho, o ROTARY CLUB DE LIMEIRA pela laboriosa ajuda na formação e orientação de nosso clube. Esperamos ter honrado sua confiança nestes muitos anos de trabalho em prol da filosofia de Rotary International.


2. CLUBES AFILHADOS

Temos a confiança de haver colaborado com os mais nobres ideais de ROTARY, desde nossa fundação, em 1949, e entre as muitas realizações não poderiam passar em branco o apadrinhamento do ROTARY CLUB DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (dezembro/1935), ROTARY CLUB DE BAURU, ROTARY CLUB DE BRASÍLIA (Março/1958; em parceria com o Rotary de Goiânia), do ROTARY ARARAQUARA - OESTE e do ROTARY CLUB ARARAQUARA - LESTE, que muito honram este clube rotário.


3. BREVE HISTÓRICO

Faz-se importante registrar que a primeira fundação do Rotary Club Araraquara, cujos documentos se extraviaram, ocorreu em 1934, estando entre os primeiros clubes rotários do Brasil. Queremos aqui, expressar nosso especial agradecimento ao EGD Gilberto Scandiuzzi, do Rotary Club de São José do Rio Preto, que nos enviou uma belíssima publicação comemorativa aos 70 Anos de Rotary em São José do Rio Preto, onde constam alguns dados acerca deste período, do próprio boletim do Rotary Araraquara que relata a fundação do seu próprio clube, na data de 29 de Novembro de 1935, de onte extraímos:

"... Conforme o Boletim nº 15, relativo ao trimestre de outrubro/dezembro de 1935, na coluna de 'Resumo de atividades durante o mês de dezembro/1935', o seguinte texto referente ao pronunciamento do vice-presidente BENTO BRAGA FILHO: 'Tendo feito parte da representação deste RC que foi a Rio Preto assistir a instalação do Rotary daquela cidade, afirmo que o nosso afilhado - porque ao nosso clube é que se deve todo o trabalho preliminar que redundou na fundação do nosso co-irmão de Rio Preto - teria dias de grande brilhantismo e muito fará em prol da organização de Paul Harris. Composto de elementos de real destaque, o novo clube descreverá em linhas brilhantes, uma trajetória de trabalhos de interesse coletivo, que muito influirá na evolução social daquela magnífica e acolhedora cidade...".

Em continuação, ainda segundo informações do EGD Gilberto Scandiuzzi: "Temos o livro de atas do nosso Clube, cuja 1ª reunião, de instalação e posse do Conselho Diretor, ocorreu em 4 de dezembro de 1935, com a presença de representantes do clube padrinho Araraquara. Consta da ata que sentaram-se à mesa "os hóspedes rotarianos do clube de Araraquara Joaquim Vieira dos Santos, Romulo Pupo, Mauro Rodrigues e Bento Braga Filho, os três primeiros respectivamente presidente, tezoureiro e vogal daquele clube... (o último, vice-presidente) " Todos assinaram a ata de fundação do clube".

Após alguns anos de profícua atividade, por problemas cuja documentação não nos chegou às mãos, o Rotary Club Araraquara paralisou suas atividades, por volta do ano de 1940.

No final do ano de 1948, o engenheiro Boaventura Gravina, retornando de sua viagem aos Estados Unidos e ao Canadá, em comitiva composta por engenheiros e industriais, da qual faziam parte vários sócios do Rotary Club de São Paulo, sensibilizado pela troca de idéias que mantinha com industriais e homens de negócios em Araraquara, imaginou a fundação do Rotary Club em terras da Morada do Sol.
A iniciativa expandiu, como que por ressonância, contando com o apoio do Sr. Hélio Morganti, proprietário da Usina de Açúcar TAMOIO, e do Sr. Germano Schuster, rotariano militante do Rotary Club de Limeira, que havia residido durante muito tempo em Araraquara.
Germano Schuster ficou encarregado de contatar o Rotary Club de Limeira, então presidido pelo Sr. Victor D'Andrea, e destes contatos resultou um encontro marcado para o dia 20 de Fevereiro de 1949, realizado nas dependências da Usina Tamoio, gentilmente cedida pelo Sr. Hélio Morganti.
Na reunião estiveram presentes o Governador do Distrito 41, Ariovaldo de Barros Camargo, os rotarianos de Limeira Victor D'Andrea, Germano Schuster e João Machado e, da parte dos futuros rotarianos de Araraquara, os senhores:

Hélio Morganti
Boaventura Gravina
Luiz Bento Palamone
Gennaro Granata
Procópio de Oliveira
José de Salles Gadelha
José da Motta Cerqueira


Naquela ocasião ficou decidido que cada um dos presentes convidaria outros elementos para constituir o futuro Rotary Club de Araraquara e estes seriam considerados os FUNDADORES, juntamente com os que estavam reunidos na Usina Tamoio.

O Quadro Social, arregimentado em vários dias, resultou em 37 o número de Sócios Fundadores do Rotary Club de Araraquara:

Relação Completa dos Fundadores:

Abeylard Neto Amarante
Alexandre José Barbosa
Antonio Rocha
Basilio Chakur
Boaventura Gravina
Cândido de Moraes Rocha
Domingos Abritta
Felicio Basilio Granato Tortorella
Fernando Vicente da Silva
Gennaro Granata
Geraldo Blum
Hélio Morganti
Hermann A. Thummel
Hugo de Carvalho
João Santos Campos
José Barbieri Neto
José da Motta Cerqueira
José de Salles Gadelha
José João Biffi
Jurandyr Gonçalves Ferreira
Leonardo Barbieri
Luiz de Lacerda Carvalho
Luiz Roberto Palamone
Manoel Augusto Amorim
Mário Ópice
Octávio de Arruda Campos
Orlando da Valle
Oswaldo José da Silva
Oswaldo Sant'Anna de Almeida
Procópio de Oliveira
Rafael de Medina
Renato G. Leoni
Roberto José Fabiano
Syrthes de Lorenzo
Walter Medeiros Mauro
Wilton Lupo

Fotos de Alguns dos Fundadores:


Manoel Augusto Amorim

Geraldo Blum

 

Em 13 de Março de 1949, elegeu-se o Primeiro Conselho Diretor do Rotary Club de Araraquara, que tomou posse em 27 de Março do mesmo ano, ficando assim constituído:

Presidente:

GERALDO BLUM

Vice-Presidente: Abeylard Neto Amarante
Secretário: Manoel Augusto Amorim
2º Secretário: Octávio de Arruda Campos
Tesoureiro: José João Biffi
2º Tesoureiro: José de Salles Gadelha
Dir. de Protocolo: Antonio Rocha
Diretores: Hélio Morganti
  Syrthes De Lorenzo
  Walter Medeiros Mauro

Na festividade de posse, realizada no Grande Hotel de Araraquara, marcaram presença o Governador Ariovaldo de Barros Camargo e os ex-Governadores Mario Penteado, Bento do Amaral Gurgel, Celso de Castro Mendes, Gerson Mendonça e Oliver W. Heiland.
Além dos governadores, várias comitivas se fizeram presentes, representando os Rotary Clubes de: Barretos, Franca, São José do Rio Preto, Pirassununga, Jaú, Campinas, Santa Adélia, Jaboticabal, Potirendaba, Catanduva, Rio Claro, Araras, Jundiaí, Americana, Piracicaba, Mirassol e Santos.

Em 13 de Maio de 1949, o ROTARY INTERNATIONAL, sob Nº 2348, emitiu o DIPLOMA DE ADMISSÃO para o ROTARY CLUB ARARAQUARA, assinado pelo Presidente de R.I., Angus S. Mitchell:


Em 26 de Junho de 1949, o ROTARY CLUB ARARAQUARA, recebeu o DIPLOMA DE ADMISSÃO em reunião festiva no CLUBE ARARAQUARENSE:

OS PRIMEIROS TEMPOS DO ROTARY ARARAQUARA

 


Voltar
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br