DESPEDIDA DO PRESIDENTE
ENGº CELIO FRANCO

BHICHAI RATTAKUL

2002 / 2003

 


JONATHAN MAJIYAGBE
2003/2004

 

Caros Companheiros e Companheiras, Convidados e Homenageados,

Entendo que o nosso ROTARY, assim como muitas outras instituições, ao redor do mundo e principalmente nos países 'em desenvolvimento', está atravessando tempos difíceis. Mas a que se deve isso e o que podemos fazer ?

Quase todos alegam: " ... o mundo está assim mesmo", " ... não podemos fazer nada", " ... devemos nos adequar às exigências da globalização" e outras arengas do gênero.

O que vemos, na prática, é o aumento das COBRANÇAS, da BUROCRACIA e do DISTANCIAMENTO e entendo que, neste ponto, é importante relembrarmos um pouco da história de ROTARY, consultando a nossa valiosa "Cartilha Rotária":

"Paul Percy Harris era um jovem de bons princípios, advogado, íntegro, alegre, otimista e comunicativo. Deixou sua cidade natal, viajou, conheceu outros povos e costumes e foi tentar a vida na Cidade Grande, como quase sempre acontece com os 'interioranos'.

Estabeleceu um escritório de advocacia em CHICAGO, cidade ainda de pioneiros que, no início deste século, assimilava as coisas boas e ruins de todos os que por ali passavam, rumo ao oeste. A CORRUPÇÃO, embora não vista com bons olhos, era ACEITA com resignação e os homens de negócio respeitáveis, bem como os profissionais decentes, conjeturavam se poderiam sobreviver às circunstâncias que os envolviam ... (será isto coincidência com a nossa realidade ?).

Paul Harris sentia-se isolado naquela selva de pedras. Tinha saudades de sua cidade natal, da maneira correta como os cidadãos se conduziam, do convívio com seus familiares e amigos. Imaginou então, um clube, uma associação que pudesse ser compartilhada por um grupo de homens que sentissem o MESMO VAZIO EM SUAS VIDAS e expôs sua idéia a três homens de bem: um engenheiro de minas (GUSTAV LOEHR), um comerciante de carvão (SILVESTER SCHIELE) e a um alfaiate (HIRAN SHOREY), que a aceitaram, de pronto, com muita alegria e logo começaram a se reunir, periodicamente, cada vez no local de trabalho de cada um.

Assim NASCEU, em 1905, o nosso ROTARY INTERNATIONAL, de modo simples, sem complicações nem burocracia ! E como é que se define ROTARY:

"O ROTARY é uma organização de homens de negócio e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam SERVIÇO HUMANITÁRIO, que fomentam um ELEVADO PADRÃO DE ÉTICA em todas as profissões e que ajudam a estabelecer a BOA VONTADE E A PAZ no Mundo."

Pensando um pouco, porquê é que agora, no limiar do terceiro milênio, ao invés de simplificarmos e de nos tratarmos como AMIGOS, como COMPANHEIROS, teimamos em esquecer essa filosofia brilhante e poética de nossos fundadores ?

Por quê insistimos em procedimentos 'burocráticos' ao invés de nos atentarmos para os GRANDES e OPORTUNOS significados dos lemas rotários ?

Todos eles, sem dúvida, nos exortam às mais importante reflexões, a "abrir as janelas de nossas mentes" mas, em especial, nessa noite, gostaríamos de lembrar o que estamos deixando, legado com muita felicidade por nosso presidente 2002/03, BHICHAI RATTAKUL: "PLANTE SEMENTES DO AMOR", em seu clube, em seu rol de amigos, em sua cidade e em todo o Mundo ! E adicionou o presidente:

"... seja o que for que nós façamos, um elemento permanece constante, o melhor do companheirismo e do serviço em ROTARY sempre se inicia no CORAÇÃO. Quando o amor é colocado em nossas ações, nós não paramos para perguntar quanto tempo ou quanto dinheiro estamos sacrificando, mas nos inspiramos para fazer mais, para dar mais, porquê o AMOR é a FORÇA MOTRIZ que sustenta os melhores trabalhos de ROTARY". E gostaríamos de acrescentar: de qualquer instituição humana !

Por quê será que ele estava tão preocupado com esses valores ? Com certeza ele ainda não se esqueceu dos ideais de ROTARY ! Com certeza, ele pratica o nosso ideal maior: "Dar de Si Antes de Pensar em Si". Com toda certeza, ele devota a verdadeira amizade aos seus companheiros.

E o que fazemos, muitos de nós ?

Nos detemos a criticar e a arrumar justificativas plausíveis para NÃO fazermos NADA, enquanto outros rotarianos, ao redor do mundo, fazem do ROTARY suas próprias vidas e não medem esforços para vê-lo prosperar a cada dia.

Nós nos apegamos a chavões comodistas como: "... O ROTARY não é uma instituição de caridade" ou "... não devemos abrir nossas carteiras, mas apenas colaborar com o nosso valioso intelecto para ajudar a sociedade". Isso enquanto vemos, por todo o mundo, rotarianos realmente IMBUÍDOS do Ideal de Servir, abrindo suas carteiras e doando verdadeiras FORTUNAS, em vida ou como herança, à nossa valorosa Fundação Rotária, sem o que, esta hoje nada seria !

Vemos rotarianos que, com especial felicidade adquirem, às próprias custas, Títulos Paul Harris para si e para seus familiares e amigos, colaborando para com os projetos de ROTARY, vemos rotarianos bancando, às suas próprias custas, projetos humanitários em suas comunidades, sem reclamar ou exigir nenhum retorno por isso, conscientes da importância de "Dar de Si Antes de Pensar em Si", isto porquê, meus amigos e amigas, precisamos do DINHEIRO e não apenas do intelecto e da boa vontade para movermos e modificarmos esse mundo para melhor !

Também procuramos nos afastar daqueles companheiros que vivem seus invernos existenciais, principalmente financeiros, com medo de que nos peçam emprestado, como se eles tivessem doenças altamente contagiosas, abandonando completamente a filosofia de nosso fundador e seus amigos, dentro da qual deveríamos nos apoiar e nos ajudar mutuamente, de modo fraterno. Ao invés de nos afastar, deveríamos sim é procurar auxiliar os companheiros em má situação, indicando-lhes bons negócios e novas oportunidades, para que eles possam sentir a FORÇA DO ROTARY, a alegria de possuir verdadeiros COMPANHEIROS, de não estarem sós contra o mundo !

Peço desculpas a muitos dos que aqui estão e não precisariam ouvir essas palavras, mas essas e outras coisas é que andam em falta, não somente no nosso ROTARY, mas no nosso Mundo Moderno ! Não devemos nos enganar, para que o ROTARY continue a crescer, a ser respeitado e a disputar fichas para admissão, as pessoas que estão fora dele devem sentir a importância de um ROTARIANO, a fraternidade reinante entre seus membros e verem as grandes obras que um ROTARY CLUB consegue realizar em sua comunidade.

Nesta data, quando trocamos o lema rotário em todos os escalões hierárquicos de ROTARY que, a partir de JULHO passa a seguir o grandioso lema de seu novo Presidente Internacional, Jonathan Majiyagbe, "Dê a Mão ao Próximo", fazemos votos de que ele, de que o novo Governador do Distrito 4540, Oswaldo Pinto de Carvalho, aqui representado pelo Governador Assistente Samuel Brasil Bueno e o nosso novo presidente do Rotary Club Araraquara, Eng. Airton Luis Bertochi possam, unidos, levar os rotarianos do MUNDO TODO a praticar o verdadeiro significado deste lema, porquê DAR A MÃO significa apoiar em todas as horas os que estão em pior situação que a nossa, começando dentro de nossas famílias e em nosso rol de amizades, onde se revelam os VERDADEIROS COMPANHEIROS !

Gostaria, neste momento, de agradecer ao Governador Valter Merlos, em nome do clube, o recebimento da belíssima Menção Presidencial deste ano rotário, assinada por ele e por nosso presidente internacional, Bhichai Rattakul, de agradecer também ao apoio dos companheiros em todos os projetos e eventos que realizamos neste ano e que culminaram nesta menção presidencial e de citar o último parágrafo do Projeto "A Pior Prisão do Mundo", baseado no livro de mesmo nome do Dr. Augusto Jorge Cury, o principal projeto que tivemos a felicidade de conduzir durante este ano e que julgamos bastante pertinente, não somente para os dependentes químicos e psicológicos, mas para todos nós e em todos os momentos de nossas vidas:

"O pior inverno pode anunciar a mais bela primavera! Sábio é aquele que consegue ver aquilo que as imagens não revelam, sábia é a pessoa que, ao ver cair a última folha do inverno, é capaz de erguer os olhos e enxergar as flores da primavera que ainda não brotaram.

O Mestre dos Mestres era o único, na Sua época, que conseguia ver o que ninguém via: à Sua frente, só haviam pedras e areia, mas Ele conseguia erguer os olhos e ver os campos verdejando, embora estivesse apenas lançando na terra, as primeiras sementes, as sementes do amor !
Ele, JESUS, causou a maior revolução da História da Humanidade, sem desembainhar uma espada, sem usar de qualquer violência ! Nós, não precisamos revolucionar o mundo, mas devemos revolucionar as nossas vidas, o nosso espírito, a nossa capacidade de pensar e de ver a vida. Se assim o fizermos, certamente estaremos plantando um jardim onde antes só haviam pedras e areia!"

Agradeço a atenção e a paciência de todos os convidados e autoridades presentes,

Agradeço a presença dos homenageados da noite, Angelo Lorenzetti, Léa Fazan (Léa Waldívia Canutti Fazan) , Helenita Turcci e Maria Piedade Nigro, que muita FELICIDADE me trouxeram,


Angelo Lorenzetti

Léa Cannutti Fazan

Vereadora Helenita Turcci

Maria Helena Torrão recebe em nome da irmã,
Maria Piedade Nigro

 

Agradeço aos Companheiros e Companheira deste Clube. Que possamos, a cada dia deste novo ano, estreitar os nossos laços de verdadeira fraternidade, dando-nos as mãos !

Agradeço à minha Família, que muito me apoiou durante este ano de muitas dificuldades, às minhas Filhas CYNTHIA AKEMI e LARISSA SAYURI, meus verdadeiros tesouros, À minha Esposa YVETE ANNO, valorosa companheira, por sua compreensão e dedicação, sem as quais eu teria sucumbido, um Grande Beijo, do fundo de meu coração!
Não posso deixar de lembrar, neste momento, a memória de minha mãe, LUIZA RIMOLDI FRANCO, um verdadeiro anjo a quem eu agradeço imensamente haver me recebido como seu filho. Onde quer que esteja, minha mãe, receba meu Filial Abraço, com muito amor e carinho !

Finalmente, Agradeço a DEUS, o Grande Arquiteto do Universo, pela verdadeira BÊNÇÃO da VIDA e Desejo que essas BÊNÇÃOS sejam derramadas ao meu sucessor, AIRTON e que ele possa ser MUITO FELIZ em seu ANO ROTÁRIO, Dando a Mão ao Próximo, em todas as Avenidas de Serviço,

MUITÍSSIMO OBRIGADO A TODOS !

ENGº CELIO FRANCO
Presidente 2002/2003
Rotary Club Araraquara

Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br