APOIAMOS - ONU 2016 Internacional das LEGUMINOSAS - CLICK
`sementes nutritivas para um futuro sustentável'

"TECNOLOGIA DE SÃO PAULO"

TECNOLOGIA PAULISTA

 

FMTSP - Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo e o CCT - Centro Contemporâneo de Tecnologia - CLICK AQUI
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - CLICK AQUI

  • SÃO PAULO - FORMAÇÃO TECNOLÓGICA / MÃO DE OBRA QUALIFICADA

    O Estado, que responde por cerca de 40% da economia do País, tem uma estrutura educacional invejável. Com uma economia que pulsa e não pára de crescer, o mercado paulista conta com profissionais capacitados para lidar com as inovações tecnológicas que avançam a passos largos.
    Considerada uma das maiores redes públicas de educação, a Rede Estadual de Ensino de São Paulo é responsável por 80% das matrículas estaduais no ensino fundamental e médio. De acordo com a Secretaria da Educação, são aproximadamente 6,1 mil unidades escolares que oferecem ensino fundamental e médio, educação especial, cursos de suplência e profissionalizantes. A rede possui mais de 265 mil professores e aproximadamente 6 milhões de alunos.
    Na área de ensino superior, aqui estão as melhores universidades e centros educacionais, além de instituições de ensino superior de excelência para formação e aperfeiçoamento profissional nos níveis de graduação, pós-graduação, especialização e extensão universitária.
    São Paulo conta com mais de 600 mil alunos nas 34 universidades, sendo três estaduais:
    USP - Universidade de São Paulo
    www.usp.br
    Referência na área de ensino no Brasil e no mundo, ela tem uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados. Possui 800 prédios e oferece mais de 600 cursos. O complexo integra quatro museus, dois hospitais e cinco centros e institutos de pesquisa. São mais de 57 mil alunos e 5 mil professores.
    Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
    www.unicamp.br
    Fundada em 1966, a Unicamp é conhecida pelo ensino de excelência. Possui mais de 20 centros de pesquisa (telecomunicações, informática, biotecnologia, química fina, pesquisa de novos materiais). Mais de 18 mil alunos (graduação, pós-graduação e especial) e cerca de 2 mil professores.
    Unesp - Universidade Estadual Paulista
    www.unesp.br
    Criada em 1976, esta universidade multicampus responde por 32% das vagas de graduação e forma 34% dos profissionais de nível superior do sistema universitário público paulista.
    O Estado oferece outras 250 faculdades, além de escolas rurais, faculdades de tecnologia, centros de aperfeiçoamento profissional de nível médio e superior.
    Na área de ensino técnico, São Paulo conta com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - www.ceeteps.br.
    Criado em 1969, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é a instituição paulista de referência em educação profissional pública no Estado. Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, o Centro oferece cursos de níveis básico, médio, superior, técnico e tecnológico. Inicialmente, sua área de atuação abrangia exclusivamente o ensino superior. Na década de 1980, foram incorporados os cursos de níveis básico e médio. Atualmente, as Unidades de Ensino e classes descentralizadas espalhadas por 90 municípios paulistas atendem aproximadamente 90 mil alunos em cursos regulares e 40 mil por ano em cursos de qualificação profissional, atualização e requalificação.

(fonte: Governo do Estado de São Paulo)

 
Portal Nosso São Paulo
www.nossosaopaulo.com.br