APOIAMOS - ONU 2017 Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento - CLICK
"CIÊNCIA EM SÃO PAULO"

CIÊNCIA PAULISTA

 

FMTSP - Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo e o CCT - Centro Contemporâneo de Tecnologia - CLICK AQUI
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - CLICK AQUI

  • SÃO PAULO - CIÊNCIA

    São Paulo é o Estado pioneiro em tecnologia de ponta

    Responsável pela política estadual nas áreas científica e tecnológica, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento tem sido o passaporte para que São Paulo entre com o pé direito, no setor tecnológico, no século XXI. Centro de pólos de tecnologia, o Estado possui mais de duas dezenas de instituições de pesquisa de padrão internacional. Mais de 50% de toda a produção científica brasileira saem de laboratórios e institutos paulistas. Dos recursos do setor, o Governo do Estado responde por 35%; outros 30% vêm do Governo Federal; e os demais 35%, da iniciativa privada. Investimentos e novos projetos vão desde a área de telecomunicações à informática, passando pela biotecnologia, química fina, pesquisa de novos materiais e processos.
    Projetos desenvolvidos aqui espelham a modernidade da produção científica de São Paulo. Um bom exemplo é o Projeto Genoma (pesquisa que começou fazendo o seqüenciamento genético das bactérias que atacavam os laranjais e a partir daí os pesquisadores deram início ao trabalho para desvendar o código genético do câncer humano). Foi a primeira vez que uma pesquisa desta natureza foi desenvolvida fora do eixo Estados Unidos-Europa-Japão.
    Na área tecnológica, algumas instituições paulistas merecem destaque:
    IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    O IPT, que já tem cem anos, sempre teve uma trajetória de sucesso. Desde 1899, o IPT tem participado e contribuído para o avanço tecnológico no País. Com quase 900 pesquisadores e técnicos, o instituto, que é vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, possui atualmente 72 laboratórios com capacidade para realizar mais de 3 mil tipos de testes, ensaios e análises. Ele tem realizado um extraordinário trabalho de apoio tecnológico ao setor produtivo industrial.
    .
    Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    A Fapesp atua no apoio a todas as áreas de Ciência e da Tecnologia. Seu trabalho integra a concessão de bolsas e de auxílios para projetos de pesquisa e outras atividades ligadas à investigação e ao intercâmbio científicos. A Fundação já concedeu aproximadamente 45 mil bolsas e 35 mil auxílios à pesquisa. Sua contribuição foi e tem sido fundamental para a pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo.
    Centros de Pesquisa da Unicamp
    Outras instituições de renome são o Centro de Tecnologia - www.ct.unicamp.br e o Centro Superior de Educação Tecnológica - Ceset - www.unicamp.br/ceset/homepage
    No Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, as áreas de atuação abrangem engenharia e sistemas ferroviários (Desf); desenvolvimento de processos e projetos (DDPP); normalização e inspeção (DNI); e infra-estrutura (DIE). Com laboratórios especializados, o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Universidade Estadual de Campinas é conhecido pela formação de excelentes profissionais e desenvolvimento de pesquisas nas áreas de tecnologia em construção civil, saneamento e processamento de dados.

(fonte: Governo do Estado de São Paulo)


Portal Nosso São Paulo
www.nossosaopaulo.com.br