PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

SETEMBRO de 2005


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Setembro/2005:

“ O PEDIDO DE JESUS CRISTO ”

“ O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros. ”

( Chico Xavier - Biografia - 1910/2002 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

02/Setembro/2005:

“ O SOL É PARA AS FLORES ”

“ O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade. ”

( Joseph Addison - Biografia - 1672/1719 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

05/Setembro/2005:

“ O QUE SE EXTRAI DOS LIVROS ”

“ Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno. ”

( Friedrich Wilhelm Nietzsche - Biografia - 1844/1900)
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

06/Setembro/2005:

“ CREDO POLÍTICO ”

“ Meu País conhece o meu credo político, porque o meu credo político está na minha vida inteira. Creio na liberdade onipotente, criadora das nações robustas; creio na lei, emanação dela, o seu órgão capital, a primeira das suas necessidades; creio que, neste regímen, não há poderes soberanos, e soberano é só o direito, interpretado pelos tribunais; creio que a própria soberania popular necessita de limites, e que esses limites vêm a ser as suas Constituições, por ela mesma criadas, nas suas horas de inspiração jurídica, em garantia contra os seus impulsos de paixão desordenada; creio que a República decai, porque se deixou estragar confiando-se ao regímen da força; creio que a Federação perecerá, se continuar a não saber acatar e elevar a justiça; porque da justiça nasce a confiança, da confiança a tranqüilidade, da tranqüilidade o trabalho, do trabalho a produção, da produção o crédito, do crédito a opulência, da opulência a respeitabilidade, a duração, o vigor; creio no governo do povo pelo povo; creio, porém, que o governo do povo pelo povo tem a base da sua legitimidade na cultura da inteligência nacional pelo desenvolvimento nacional do ensino, para o qual as maiores liberalidades do tesouro constituíram sempre o mais reprodutivo emprego da riqueza pública; creio na tribuna sem fúrias e na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade; creio na moderação e na tolerância, no progresso e na tradição, no respeito e na disciplina, na impotência fatal dos incompetentes e no valor insuprível das capacidades.

Rejeito as doutrinas de arbítrio; abomino as ditaduras de todo o gênero, militares ou científicas, coroadas ou populares; detesto os estados de sítio, as suspensões de garantias, as razões de Estado, as leis de salvação pública; odeio as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas e republicanas; oponho-me aos governos de seita, aos governos de facção, aos governos de ignorância; e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do País nos focos mais altos da sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade.”

Nossa Observação: este discurso resposta, ao qual aderimos totalmente, proferido pelo grande brasileiro RUI BARBOSA, no Senado Federal, em 13 de outubro de 1896, extraído dos documentos mantidos pela Fundação Casa Rui Barbosa, é atualíssimo, e deveria servir como bússola e advertência, quando comemoramos a Semana da Pátria, para os atuais 'políticos' brasileiros, nesta época de crise moral e ética, que já perdura há décadas, nos três poderes da união, que tentam manter o nosso querido BRASIL como um 'gigante adormecido em berço esplêndido...', como uma 'republiqueta de bananas' para servir a interesses mesquinhos, refletindo a sua miséria interior, a sua falta de senso moral e de patriotismo...

Nosso APELO aos brasileiros: nas próximas ELEIÇÕES, vamos LIMPAR o GOVERNO FEDERAL, tirando dali todos os CORRUPTOS e CORRUPTORES... Na DÚVIDA, demitamos TODOS !!! e que possamos saber escolher bem e com sabedoria entre os HONESTOS, fugindo do poder econômico e das faustas campanhas políticas !!!
(Eng. Celio Franco - Gestor deste Portal).

( Rui Barbosa - Biografia - 1860/1935 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Setembro/2005:

“ O CARÁTER ”

“ Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música.”

( Confúcio - Biografia - 551 a.C. / 479 a.C. )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!

09/Setembro/2005:

“ A PROTEÇÃO DOS GOVERNOS ”

“ Governos precisam de exércitos para protegê-los de seus oprimidos e escravizados súditos.”

( Léon Tolstói - Biografia - 1828/1910)
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!

12/Setembro/2005:

“ O AMANHÃ DO MEU PAÍS ”

“ Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos, mais uma vez, sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino. ”

( Juscelino Kubitschek de Oliveira - Biografia - 1902/1976 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!

13/Setembro/2005:

“ O CEMITÉRIO DOS DEUSES MORTOS ”

“ Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era 'ipso facto' um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter?

E que fim levou Huitzilopochtli? Em um só ano – e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos – 50 mil rapazes e moças foram mortos em sacrifício a ele. Hoje, se alguém lembrar-se dele, só pode ser um selvagem errante, perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória o seu irmão, Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25mil virgens por ano.

Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma 'couronne des perles'. Mas quem sabe onde fica? (...) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Éfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras.

Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada, onde você encontrará todos eles, devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade – deuses de povos civilizados –, adorados e venerados por milhões. Todos eram onipotentes, oniscientes e imortais. E todos estão mortos !!! ”

( H. L. Mencken - Biografia - 1902/1976 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!

14/Setembro/2005:

“ OS DESERDADOS DAS CIDADES ”

“A beneficência privada é totalmente inadequada para tratar o imenso número de deserdados das cidades. ”

( Jane Addams - Biografia - 1860/1935 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

15/Setembro/2005:

“ HÁ GENTE QUE FAZ ”

“ Há gente que, em vez de destruir constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega. ”

( Lya Luft - Biografia - 1938/**** )

16/Setembro/2005:

“ A CAMADA DE OZÔNIO ”

“ Neste ano histórico para a Organização das Nações Unidas, é oportuno relembrar um dos grandes êxitos da cooperação internacional. Há 20 anos, os governos que assinaram, em Viena, a Convenção para a Preservação da Camada de Ozônio, uma camada fina de gás que protege a vida terrestre dos efeitos nefastos dos raios UV emitidos pelo sol, lançaram uma dinâmica de colaboração mundial, graças à qual foi travada a ameaça que pairava sobre o homem e o planeta. A Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal são um testemunho da utilidade da ONU, quando se trata de mobilizar uma ação multilateral coordenada, a fim de resolver problemas mundiais. Este tipo de ação é a nossa única esperança de ultrapassar as inúmeras dificuldades que o mundo enfrenta. (click aqui e leia na íntegra) ”

( Kofi Annan - Biografia - 1938/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

19/Setembro/2005:

“ PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO ”

“ Pensar no amanhã é fazer profecia, mas o profeta não é um velho de barbas longas e brancas, de olhos abertos e vivos, de cajado na mão, pouco preocupado com suas vestes, discursando palavras alucinadas. Pelo contrário, o profeta é o que, fundado no que vive, no que vê, no que escuta, no que percebe (...) fala, quase adivinhando, na verdade, intuindo, do que pode ocorrer nesta ou naquela dimensão da experiência histórico-social. ”

( Paulo Freire - Biografia - 1921/1997 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

20/Setembro/2005:

“ DO SUBMARINO AO DISCOVERY - 5S ”

“ Do sensacional resgate do submarino, preso no fundo do mar, ao triunfal retorno do Discovery à terra, o homem – o maior espetáculo do universo - deu mais um show de planejamento, tecnologia e competência. Esses fatos nos levam às obras do escritor francês – Júlio Verne (1828-1905) – o profeta das viagens submarinas e espaciais. Apesar de todo conhecimento acumulado, temos que assumir a nossa imprudência e negligência em termos ambientais. Dos desmatamentos irregulares à não obediência de um princípio elementar – jogar o lixo no lixo – gravitam inúmeras causas de agressão ao nosso hábitat. É o poder público que não aplica recursos suficientes em saneamento básico, as empresas que utilizam processos operacionais inadequados e cada um de nós que age de forma irresponsável.

O impacto, entre o ato e o fato, é tão impressionante que 'se uma borboleta bater (fortemente) as asas no Brasil, poderá provocar um vendaval no Japão'. Exageros à parte, devemos nos conscientizar de que a situação é emergencial. A necessidade de implementar um sistema de gestão ambiental vem acompanhada da argumentação de que os investimentos serão elevados, o que em parte é verdadeiro, face o brutal estrago que tem sido provocado em nome do progresso. A ISO - Organização Internacional para Normalização - é uma entidade de referência mundial em normas técnicas, que tem como objetivos estabelecer padrões de excelência para produtos, serviços e, principalmente, a vida.

A ISO 14000 é o modelo que se destina a implementação de um sistema de gestão ambiental, cujo planejamento é a ferramenta mais eficaz da prevenção. De uma maneira bem simples, as normas ISO podem ser entendidas como: escreva o que e como você faz, e faça como você escreveu. Embora não obrigatória, a certificação por essa entidade coloca a empresa em conformidade com a legislação vigente e com as exigências de seus clientes e consumidores. Em alguns aspectos a preservação do planeta depende muito mais da pedagogia do que da tecnologia. Um exemplo pode ser encontrado nas imediações de determinada escola, onde um vendedor ambulante (e família) vende sorvetes e doces. Terminado o horário de saída e de entrada dos alunos esse homem dá uma autêntica lição de cidadania: pega uma vassoura, uma pá e um saco de lixo e passa a varrer e recolher os papéis jogados no chão. Ele percorre o quarteirão todo, limpando a rua e as calçadas. Trata-se de uma pessoa que se traja adequadamente e atende a todos com educação e simpatia. Sem contra indicação, e a baixíssimo custo, existe um programa que pode ser implementado em empresas de qualquer porte e segmento, órgãos públicos e, até mesmo, em residências. Trata-se do 5S – cinco sensos - , cuja origem japonesa vem das seguintes palavras: seiri (utilização), seiton (arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (saúde e higiene) e shitsuke (autodisciplina). Ele é âncora para palestras na SIPAT – Semana (anual) Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O primeiro senso consiste em separar o que é útil do inútil. A fase seguinte tem como objetivo manter arrumado tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia. O terceiro passo é o da limpeza, porém com o enfoque preventivo de não sujar. A quarta etapa aborda a saúde e a higiene, sugerindo um ambiente arejado, que privilegie a qualidade de vida. O último procedimento refere-se à auto-disciplina, que tem como meta a reeducação das nossas atitudes inadequadas. O sucesso do programa 5s encontra-se no exercício da gestão pró-ativa. Esses procedimentos, aparentemente simples, são de tamanha importância que estão em perfeita sintonia com uma das oito metas do milênio – garantir a sustentabilidade ambiental. Elas foram aprovadas por 191 países na ONU, que estabeleceu determinados objetivos a serem alcançados até 2015.
Ah! Lembrete: a natureza não reclama das agressões do homem, vinga-se !!! ”

( Faustino Vicente - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

21/Setembro/2005:

“ VOCÊ NÃO CONSEGUE OUVIR A MATA ATLÂNTICA ? ”

“ Certa vez, no princípio, sentindo o calor da terra úmida envolvida pela metamorfose e explodindo em energia, rompemos à crosta, inspiramos gás carbônico e expiramos oxigênio; assim, nos privilegiaram com a vida. Naquele momento, fixávamos residência sobre a casa Terra, e de nossa janela nos deleitávamos com o azul exuberante do Atlântico Sul, que se salpicava de manchas da espuma branca. O nosso perfume mesclava com o perfume do oceano, e em nosso repouso noturno, admirávamos o teto cintilante que nos presenteava com cinco estrelas em destaque, que mais adiante receberiam o codinome de Cruzeiro do Sul. O tempo foi passando e nossas famílias se multiplicando, ao ponto de decorarmos essa terra com um verde predominante, mas que permitia as cores brancas, amarelas, violetas, roxas, rosas, vermelhas e azuis de nossas próprias flores, que no porvir, presentearia com amor os grandes amores.

Por conta do criador não podemos emitir o som da voz, no entanto, em nossas ramas permitimos ao vento executar sinfonias nos mais diversos tons e essas sinfonias nos relaxam e nos motivam sempre em nossa renovação, ou seja, derrubamos as nossas folhas, cascas, frutos e sementes que se envolvem e formam a serrapilheira que dão sustento aos microorganismos e esses, também nos permitem completar o ciclo. As lianas entrelaçadas desde a base, enfeitam mais o nosso dossel. A nossa roupagem, biodiversa, quase que imensurável no princípio, se transformara num verdadeiro desfile de moda, a outros seres que compartilhavam conosco o mesmo espaço. Esses seres, também formidáveis, tais como andorinhas, arapongas, arpias, araras de todas as cores, azulões, beija-flores, canários da terra, carcarás, cardeais, curiós, gaivotas, garças, sofrês e uirapurus, enfim, seres que utilizavam nossos galhos, nossas forquilhas, nossos ocos produzidos por outros seres e lá faziam os seus ninhos, onde também se multiplicavam e protegiam seus rebentos, dos bugios, pregos, sagüis, quatis, jaritatacas e outros.

O maior cuidado, no entanto, se fazia em relação às jararacas, caiçacas, corais, jibóias e sucuris, que deslizavam sobre nós em busca da subsistência. Ás vezes, o espaço entre a terra e o infinito se apresentava irado e tudo ficava escuro. O vento forte nos derrubava e nos atemorizava com estrondos que se misturavam aos clarões. Esses clarões, de forma aleatória, escolhiam uma de nós e nos destruía de cima a baixo, sem chances de defesa. Às vezes, centenas, milhares de espécimes feneciam, mas depois dessas catástrofes éramos compensadas com o líquido milagroso que caía sobre nossas folhas, escorria sobre nossos troncos, infiltrava-se na terra para abastecer os lençóis que afloravam nas nascentes, dando mais vida aos regatos, rios e cachoeiras que, felizes, deslizavam cantarolando até o final da missão, ou seja, abastecer o Atlântico. O Atlântico, por sua vez, em parceria com o Astro Rei, permitia a evaporação e pronto, tudo acontecia de novo !

Nós tínhamos o ciclo da vida... por falar em vida, num certo momento surgiu uma espécie diferente, o tal homem, e esse, percebemos ser dotado de inteligência, o que de certa forma o posicionava com vantagens em relação aos demais, no entanto, percebíamos que essa espécie não utilizava a tal inteligência em seu benefício, visto que predominava o tal do individualismo, o egoísmo, o absolutismo, o totalitarismo... Por conta disso, nossas famílias, que há muito estavam constituídas, foram gradativamente sendo dizimadas em benefício do novato inteligente. Entretanto, se percebe que existem alguns especiais, e esses já se deram conta da nossa importância, por isso, são persistentes na aplicação dos métodos que corroborariam com a nossa preservação. A nossa energia está toda voltada para esses homens (educadores) especiais, que aplicam a tal da educação ambiental, ou seja, que investem na mudança de comportamento. Daqui a algum tempo, caso eles consigam êxito, automaticamente, também conseguiremos, e assim, possibilitaremos de novo o Ciclo da Vida a todos os seres, inclusive ao próprio homem.

Às vezes, se percebe que o homem não se dá conta de que, assim como nós árvores da Mata Atlântica, eles também têm o seu ciclo de vida, ou seja, nascer, crescer, florescer, multiplicar e se deleitar com a idade, e fenecer de forma harmônica, em harmonia como foi estabelecido pelo criador.

A fé é o alicerce que dá suporte a vida. O homem sem fé, não vive. Nós, árvores da Mata Atlântica brasileira, ainda acreditamos naquele em que o criador fez sua imagem e semelhança. Importante lembrar que em 1881, Dom Pedro II demonstrou ser um líder de fé, pois determinou o reflorestamento de uma região com espécies nativas da Mata Atlântica. Por conta disso, hoje a sociedade conta com o Parque Estadual da Tijuca, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Naquela época, o Major Manoel Gomes Archer e mais seis homens, plantaram sessenta mil árvores. Esse trabalho durou treze anos. Agora, no entanto, nos encontramos assim, sem esperança, pois já se passaram cento e vinte e quatro anos e não temos expectativas de que outros homens de fé possam tomar a mesma decisão de Dom Pedro II. O que vocês teriam a nos dizer, por exemplo, a respeito da "Conferência Mundial do Meio Ambiente", ocorrida em 1992 ? Vocês acreditam que alguma autoridade ambiental, ou mesmo a sociedade, poderão intervir de forma concreta em nosso benefício ? ”

( Jorge Gerônimo Hipólito - Biografia - 1952/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

22/Setembro/2005:

“ HAVERÁ UM TEMPO... ”

“ Haverá um tempo quando todas as coisas boas serão para todos os homens..., que pode estar mais perto do que pensamos. Cada um que acredita, traz esse bom tempo mais rápido; cada coração que falha o atrasa !”

( H. G. Wells - Biografia - 1866/1946 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

23/Setembro/2005:

“ O PONTO DE ENCONTRO ”

“O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida, talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho.”

( Antonio Tabucchi - Biografia - 1943/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

26/Setembro/2005:

“ CREDO ”

“ Recebo o convite para depor neste inquérito como verdadeira intimação, formulada em nome dos mais sagrados interesses coletivos. É a hora das definições. Todos quantos assumiram, em consciência, compromissos com os seus pares ou com os seus discípulos não podem mais engrossar o bando das "almas flutuantes" de que fala Augusto Comte. Vivendo à margem das agitações políticas de toda espécie, engolfado com vivo entusiasmo na obra de educar o meu povo, por todos os meios ao meu alcance, até hoje não falei, para não aumentar o coro dos inquietos...

Se me interrogam, porém, calar seria extinguir, por mim mesmo, poucos e tênues raios de luz que o destino consentiu surgissem na minha existência.

Creio que o homem e a natureza são exclusivamente governados por leis imutáveis, superiores a quaisquer vontades;

Creio que a ciência, integrando o homem no universo, criou em sua mentalidade ao mesmo tempo uma infinita modéstia e uma sublime simpatia para com todos os seres;

Creio que a ciência, mostrando ao homem como o ódio e o amor são condicionados pelas reações do seu cérebro, deu-lhe a posse de si mesmo, permitindo que ele se transforme e se aperfeiçoe à custa das próprias forças;

Creio que a ciência, a arte e a indústria hão de transformar a terra no Paraíso que os nossos avós colocavam... no outro Mundo;

Creio que, ao lado das grandes forças egoístas que vivem no coração dos homens, jazem ali tesouros imensos de altruísmo e fraternidade que a vida em comum há de fazer desabrochar cada vez mais;

Creio nas leis da Sociologia positiva e por isso creio no advento do Proletariado, conforme foi definido por Augusto Comte, que nele via uma sementeira dos melhores tipos, "realmente dignos da elevação política";

Creio, por isso, que a nobre missão dos intelectuais, mormente professores, é o ensino e a cultura dos Proletários, preparando-os para quando chegar a sua hora; Creio que, sendo muito difícil conciliar os interesses da Ordem com os do Progresso, muitas vezes antagônicos, só existe um meio de evitar perturbação e desgraças: resolver tudo à luz do altruísmo e, principalmente, da fraternidade;

Creio que a ordem material deve ser mantida, mormente no interesse das mulheres, que são a melhor parte de todas as pátrias, e das crianças, que são a pátria do futuro;

Creio que no estado de inquietação do Mundo Moderno só há um meio de manter a ordem material: é garantir a mais ampla, absoluta e definitiva liberdade espiritual;

Creio cegamente no postulado de Fritz Muller: o pensamento deve ser livre como a respiração. ”

( Edgar Roquette Pinto - Biografia - 1884/1927 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

27/Setembro/2005:

“ NÃO DEIXE QUE NINGUÉM APAGUE A SUA LUZ ”

“ Muitas moças, jovens, fecham-se para a vida, abandonam os seus talentos, deixam o trabalho, param de estudar e se privam de tudo, por causa das exigências de namorados...

Mulheres, diversas e inúmeras, contadas aos milhões, também fecham-se totalmente e despem-se da própria personalidade, por causa das exigências de maridos insensíveis, que só conseguem assimilar o ser humano do sexo feminino como objeto masculino, como empregada doméstica que deve tratar da sua alimentação, da lavagem das roupas, do comando do fogão e da faxina doméstica, restringindo a sua vida às quatro paredes do lar... ou melhor, da casa onde moram, longe de ser um Lar...

Homens bons se vêem obrigados a romper com velhas e sinceras amizades, principalmente quando do sexo feminino, para se submeterem ao desequilíbrio emocional de namoradas e esposas, perturbadas pela lamentável doença do ciúme, fazendo-o objeto seu, uma coisa sua, um robô comandado pelo seu controle remoto...

Muitas mães vivem angustiadas, sem direito ao lazer, a qualquer conforto, ou até a abrirem a boca para falar algo, apenas para satisfazerem os incontroláveis desejos de filhos insensíveis, frios e indiferentes em relação a elas, que as tratam de forma grosseira, estúpida e mal educada, concebendo-as nas limitações de uma empregada doméstica que tem que preparar a sua comida na hora certa, lavar e passar as suas roupas, catar os seus tênis e roupas sujas espalhadas pelos cantos da casa e suportar os seus chiliques...

Muitos pais sofrem também pela indiferença de esposas e filhos, que os vêem apenas como o cofre da família, sem se lembrarem no dia-a-dia que ele existe, sem um gesto de carinho, de afeto e muito menos qualquer relação de amizade, a não ser nos momentos em que estão precisando de dinheiro para alguma coisa...

Muitas mulheres se conformam em ter a saúde, sua e dos seus filhos, afetadas pela nicotina incontrolável de maridos que fumam sem o menor escrúpulo, indiferentes às conseqüências danosas do tabagismo, fumado indiretamente, por pessoas inocentes que nada tem a ver com um vício tão danoso.

Pessoas outras se deixam levar por lavagens cerebrais promovidas por rotulações de líderes religiosos, anulam-se para a vida, proíbem-se do lazer, da alegria e do divertimento em geral, sem se darem ao menos o direito a um sorriso, ou de se vestirem como gostam, só para atender às conveniências 'igrejeiras'...

Por que essas coisas acontecem? Por que há tanta gente manipulando tanta gente?

Por que ainda há quem permita ser fantoche dos outros e marionete das conveniências e dos desequilíbrios de perturbados ?

Creio que você, que está lendo este manifesto, não sofra situações como estas, mas deve conhecer alguém, talvez muito próximo, que esteja inserido num destes casos.

Na luta da exploração humana pelos próprios humanos, devemos estar atentos e procurarmos dar um “basta!!!”, imediatamente, em situações como estas.

Ninguém tem o direito de manipular ninguém!!!

Ninguém se torna humilde, bom e quite com Jesus, ou com qualquer outro ser espiritual, por ser masoquista, se deixar explorar e muito menos dominar por mentes doentias e dominadoras.

Qualquer orientação que alguém queira lhe dar, pedindo paciência, tolerância e conformação com pessoas ciumentas, violentas, agressivas, possessivas, frias, insensíveis e desumanas, que lhe fazem mal mesmo sendo da própria família, que lhe agridem sem parar e que lhe anulam a vida, não pode ser considerada como orientação sensata, mas sim como forma de manter-se sobrevivendo em um esgoto. Tudo tem limites!

Todas as tentativas para ajudar uma pessoa a se libertar dos vícios, das manias, do ciúmes, das chantagens e dos instintos violentos ou imorais são válidas, e devem ser feitas sempre, o máximo que lhe for possível, recorrendo a todas as opções que estiverem ao seu alcance. Mas quando você percebe que a pessoa perturbada não faz o menor esforço para se libertar das más tendências, que não quer se modificar e, muito pelo contrário, ainda debocha na sua cara, mantendo-o(a) sob o seu domínio e conforme as suas conveniências, não tenha a menor dúvida de que o melhor remédio é o que se pode chamar de “pé na bunda”, com um sonoro e enérgico BASTA!!!

Se a sua capacidade física lhe permite suportar apenas cinqüenta quilos, por exemplo, não tente cometer a loucura de querer suportar duzentos quilos, apenas para dar satisfação à sociedade e muito menos a parentes, porque você será esmagado.

Muitos se suicidam ou são vitimados por infartos ou outros acidentes corporais, que lhes levam à morte, por não suportarem mais às pressões, às chantagens e a exploração de outras pessoas, temerosos de darem o grito de liberdade, com receio da língua dos outros.

Não sejamos escravos de ninguém. Não deixemos que a demagogia direcione a nossa vida, nunca !!!

Mulheres casadas, ou que vivem há muito tempo, mesmo fora do casamento, com verdadeiros animais ciumentos, incontroláveis e que só lhes causam desgostos, aborrecimentos e infelicidades, estão em tempo sim, de dar o seu grito de liberdade, apesar de imaginarem, equivocadamente, o tal: “ruim com ele, pior sem ele”. Conversa fiada, não existe nada pior do que uma vida de interminável humilhação, chantagem, frieza e indiferença.

O mesmo se aplica a homens casados com jararacas venenosas, que fazem das suas vidas o que querem. Libertem-se!!! Mulher possessiva é uma praga, é um inferno na vida de qualquer homem.

Jovens e adolescentes, pelo amor de Deus, não cometam a burrice de iniciarem namoro com pessoas ciumentas! O ciúme é a pior praga que existe num ser humano que pretende associar-se a outro. É certeza de brigas, desentendimentos e infelicidade constante. Não vá na conversa de alguns que dizem, a certos casais de namorados, que quando casarem a coisa melhora, isso não é verdade !!! Muito pelo contrário, a tendência é somente piorar, já que o ciúme nunca foi tempero do amor, e sim a pimenta malagueta da relação humana, que gera a desconfiança, a cobrança, o desconforto, o mal estar, o patrulhamento, a insegurança, as brigas constantes, a inconveniência, a agressão aos próprios amigos, a exposição ao ridículo, os ferimentos morais e físicos e até tragédias extremamente dolorosas.

Por mais que os olhos sejam belos, conforme a sua exigência, os cabelos bonitos, as pernas grossas, os seios atraentes, a bunda grande e todos os atrativos materiais, conforme o sonho daqueles que só conseguem avaliar a qualidade das pessoas pelos seus dotes físicos, caia fora ao constatar o instinto ciumento, em benefício da sua própria felicidade.

Em vez de medir as criaturas dos pés à cabeça, como fazem as pessoas comuns, procure medi-las da cabeça para cima, como fazem as pessoas elevadas, porque só assim terá condições de avaliar os verdadeiros valores e afinidades que garantem uma relação mais estável, amável, agradável, saudável e durável.

Não deixe que ninguém apague a sua luz!!!

Se você sonha em fazer uma faculdade, vá fazer a sua faculdade, porque os desejos que têm que prevalecer são os seus. Não permita a interferência de ninguém.

Se você quer seguir a música, o direito, a medicina, o comércio, a agricultura... ou seja lá o que for, consulte com cuidado, paciência, sensatez, critério e responsabilidade, o seu próprio coração. Faça o que ele determinar e não tema a língua dos outros !!!

Lembre-se de um detalhe muito importante: Quando Jesus recomendou o “Ame ao vosso próximo”, ele deixou bem claro o “como a si mesmo”. Quem não é capaz de amar a si mesmo, obviamente não tem condições de amar ninguém, porque ninguém dá o que não tem.

Nada de achar que, amando a nós mesmos estamos sendo egoístas, porque não estamos. O que não é recomendável e constitui-se, de fato, egoísmo, é amar apenas e tão somente a nós mesmos, o que é totalmente diferente !!!

Não sejamos escravos do falso moralismo, do moralismo de moda, de religião, de época e de conveniência, porque isto só causa sofrimento. Consultemos a nossa consciência, onde está escrita a verdadeira Lei de Deus, e vivamos conforme uma moral autêntica.

Masoquismo não cai bem em pessoas sensatas e racionais.

Vamos à luta e... Não deixemos que ninguém apague a nossa luz. ”

( Alamar Régis de Carvalho - Biografia - 1951/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

28/Setembro/2005:

“ AZUL DA COR DO MAR ”

“Ah... se o mundo inteiro me pudesse ouvir,
Tenho muito pra contar,
Dizer que aprendi.

Que, na vida a gente tem que entender,
Que um nasce pra sofrer,
Enquanto o outro ri !

Mas, quem sofre sempre tem que procurar,
Pelo menos vir a achar,
Razão para viver.

Ver na vida algum motivo pra sonhar,
Ter um sonho todo azul,
Azul da cor do mar...”

( Tim Maia - Biografia - 1942/1998 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

29/Setembro/2005:

“ PROVA DE CARÁTER ”

“ Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder !”

( Abraham Lincoln - Biografia - 1809/1865 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

30/Setembro/2005:

“ SECRETÁRIAS ADOTAM NOVO FIGURINO ”

“ De mandona a meiga, de negra a branca, de principiante a experiente, de “extintor de incêndio” a anjo da guarda, todas as participantes do desfile de milhões de secretárias do mundo todo, conquistaram esse singular lugar nas organizações, públicas e privadas, graças a competência, habilidade e simpatia - o triângulo do sucesso. Durante uma palestra para cerca de trezentas secretárias, fui questionado com várias perguntas, tendo uma delas se destacado pela sua abrangência e profundidade: qual o nosso futuro profissional?
Ser uma secretária virtual ou, simplesmente, uma ex-secretária?

Ratifico o que respondi no evento, afirmando que grande parte das responsabilidades da profissão é encontrada no Livro dos Provérbios, nas antigas civilizações gregas e egípcias, atribuições que deverão perdurar ao longo dos tempos. Não visualizo a perda de importância da nova roupagem da profissão, a qual transformou-se numa destacada passarela que abre espaço para vôos mais altos, dentro das organizações.
Até em filmes como “Uma Secretária de Futuro”, estrelado por Melaine Griffith, que interpreta a eficiente, mas, exageradamente ambiciosa secretária, ou em “Loucuras de Amor”, onde a então estonteante Marilyn Monroe contracenou com o incrível Groucho Marx, ou em “Amor Eletrônico”, com a excepcional Katerine Hepburn, ou ainda na novela brasileira "Indomada", com a caricata Mérilu, pode-se encontrar ingredientes especiais sobre a receita do sucesso em tão atraente profissão.

Observando os requisitos indispensáveis de uma secretária de uma grande empresa transnacional, de um profissional liberal, de um pequeno negócio, de um empreendimento rural ou de uma lojista, concluímos que a essência é a mesma, porém, a peculiaridade de cada organização provoca ações operacionais diferenciadas. Com as profundas transformações estruturais e tecnológicas provocadas pela globalização, o futuro destas profissionais continua vinculado ao significado (do latim) original da palavra secretária – secretum – aquela que guarda o segredo de outrem – conduzindo-a a uma assessoria executiva, com todas as prerrogativas do cargo. O sucesso na carreira passa, obrigatoriamente, por um curso específico de Secretariado e pela participação continuada em eventos e atividades que potencializem o seu talento e enriqueçam o seu desempenho.

A habilidade na operação dos modernos meios de comunicação eletrônica, com seus processadores de textos, internet, software dos mais sofisticados, intranet e outros dispositivos, têm contribuído para com o sistema de excelência na gestão das empresas, de todos os portes e segmentos. A fusão de empresas multinacionais evidencia que o domínio do inglês tornou-se obrigatório, mas, ser fluente em outros idiomas poderá representar a diferença, que fará a diferença na ascensão da carreira. A busca incessante da redução de custos operacionais, tem exigido que uma mesma funcionária atenda a várias Diretorias, ou setores da empresa, desempenhando uma multiplicidade de tarefas, que têm sido facilitadas graças ao cotidiano da mulher, que sempre exigiu dela a tão propalada empregabilidade, mesmo quando o termo não era usual no mercado de trabalho.

Saber aplicar os fundamentos de administração de empresa, estar em sintonia com o planejamento estratégico, primar pelo relacionamento interpessoal com os clientes e fornecedores, internos e externos, e principalmente, ter habilidade para lidar com a imprevisibilidade do Chefe, são aviamentos de um figurino que, cada vez mais, ganha silhueta gerencial. Com a lembrança de que a prioridade zero da Secretária de sucesso é saber, exatamente, o que ela nunca deve fazer.
Encerro com o bordão daquela simpática comediante da TV brasileira: – 'está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito, mas, que aqui tem muita cuca no lance'.”

( Faustino Vicente - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

 

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo. This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br