PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

NOVEMBRO de 2005


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Novembro/2005:

“ MERCADORES DE ILUSÕES ”

Lula diz que não venderá ilusão durante eleições. Veja o trecho do discurso - Lula falou mais uma vez em eleição, cobrando seriedade na política: 'No Brasil, em todo ano eleitoral, o político é chegado a fazer loucura, é chegado a inventar, a criar mágica, quem sabe, vender ilusão temporária para a sociedade brasileira. Não passarei para a história com a irresponsabilidade de que inventei mais uma que acabou quando eu deixei o governo e o povo pagou o pato'.

Eu gostaria de dizer ao presidente que, o político compromissado com a sociedade, e com ele próprio, jamais se comportaria dessa forma. Por oportuno, cumpre lembrar: mais uma vez o povo pagará o pato sim, pois o tempo que lhe resta não será suficiente para corrigir o estrago que fez ao país. Entretanto, pode ficar tranqüilo, pois além dele temos: FHC, Itamar, Color e Sarney, enfim... todos mercadores de ilusões... ”

( Jorge Gerônimo Hipólito - Biografia - 1952/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

03/Novembro/2005:

“ A MATÉRIA COMO MATERIAL DIDÁTICO ”
- Obreiros da Vida Eterna -

(...) O exame dos casos de morte, trouxera-me singular enriquecimento no setor da ciência mental.
O Espírito, eterno nos fundamentos, vale-se da matéria, transitória nas associações, como material didático, sempre mais elevado, no curso incessante da experiência para a integração com a Divindade Suprema. Prejudicando a matéria, complicaremos o quadro de serviços que nos é indispensável e estacionaremos, em qualquer situação, a fim de restaurar o patrimônio sublime posto à nossa disposição pela Bondade Imperecível.

Tanto seremos compelidos ao trabalho regenerador, na encarnação, quanto na desencarnação, na existência da carne, quanto na morte do corpo, tanto no presente quanto no futuro. Ninguém se colocará vitorioso no cume da vida eterna, sem aprender o equilíbrio com que deve elevar-se. Daí as atividades complexas do caminho evolutivo, as diferenciações inumeráveis, a multiplicidade das posições, as escalas da possibilidade e os graus da inteligência, nos variados planos da vida.(...) ”

( André Luiz / Chico Xavier - Biografia - 1910/2002 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

04/Novembro/2005:

“ UM POLÍTICO NO STF ”

Quem assistiu, no STF, no último dia 19 de outubro, ao julgamento de um Mandado de Segurança do Dep José Dirceu, chegou à triste conclusão de que o Ministro Jobim não entendeu ainda a magnitude do cargo, e se comporta mais como um político qualquer do que como Magistrado, e pior, ocupante da Presidência da mais elevada Corte de Justiça do Brasil.

O Ministro Jobim, Presidente do STF, a partir do momento em que começaram a surgir votos indeferindo o Pleito do Deputado José Dirceu, passou, sistematicamente, a interromper os Ministros votantes, criticando com a maior desfaçatez e desrespeito, os pronunciamentos dos mesmos, dos quais o Grupo Guararapes vai citar alguns exemplos.

Com um dos Ministros, após interromper-lhe e questionar-lhe a argumentação, perguntou-lhe em tom inquisitorial: Sim ou Não? Era evidente o desrespeito àquele Magistrado.

Com outro Ministro que, no seu voto, referiu-se à sabedoria de um artigo inserido na CF de 1967 e mantido pela CF de 1988, Jobim interrompeu-o para dizer que aquele artigo só foi inserido na CF/1967 para evitar que políticos da ARENA fossem cassados.

Questionando outro voto, disse que o Ministro estava votando como Udenista, o que acabou resultando no suicídio de Getúlio Vargas.

Embora a questão já estivesse decidida, fez questão de votar, quando disse que os Ministros não conheciam o comportamento dos congressistas, que o problema era de política partidária, que estavam dando muito poder ao Congresso e que depois iriam se arrepender, pois o Congresso poderia, no futuro, até cassar um Ministro por discordar do seu voto.

Segundo o noticiário, o Ministro Jobim já recebeu reprimenda de Magistrados do Rio Grande do Sul, por se manifestar em assuntos políticos; aqui, no Ceará, corre uma versão de que o Banco Central tentou burlar a decisão de outro Ministro do STF, contra a Privatização do BEC, por aconselhamento do Ministro Jobim; noticia-se que ele haveria garantido ao Dep Dirceu a vitória do seu Mandado de Segurança; e, também, segundo noticiário anterior, ele próprio gabou-se de ter alterado a redação final da CF/88, após a mesma já ter sido aprovada, porque ele - Jobim - entendeu que os constituintes haviam incorrido em erro. Com o episódio, ele bem se revela.

O Grupo Guararapes entende que o Ministro Jobim deveria ter, no mínimo, a dignidade de reconhecer que não consegue ser um JUIZ, porque sua Vocação Política impede que ele julgue as questões com Isenção e Imparcialidade e, assim sendo, renunciar ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, onde está sendo parcial no voto, e ofensivo aos demais Ministros.

NÃO SERÁ O CASO DOS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL pedirem a cassação do Ministro por falta de decoro no cargo? Assim se faça para resguardar-se a Soberania do Judiciário. O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É O GUARDIÃO DA LEI E NÃO LOCAL DE ATIVIDADE POLÍTICA PARTIDÁRIA, E NEM ADVOCACIA DE PORTA DE XADREZ ! ”

ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº 12 58 93, Cartório do 1º registro de títulos e documentos, em Fortaleza e, caixa postal 196. CEP 60001-070.
Somos 674 CIVIS – 28 OFICIAIS GENERAIS – 291 OFICIAIS SUPERIORES E 74 CAP/TEN. TOTAL 1.067

Batistapinheiro@fortalnet.com.br
In memoriam 24 militares e 2 civis
www.fortalweb.com.br/grupoguararapes


Opinião do Leitor: 05/NOV - Realmente, esse texto vem em boa hora, pois não só o Ministro Jobim vem atuando politicamente no STF, como também o relator do recurso, que mandou anular a sessão da comissão de ética do câmara que votou (13x1) pela cassação do Deputado José Dirceu. Com Ministros desse tipo, o Brasil está destinado a ser, por muito tempo, um país de bandidos, e o nosso povo condenado a sofrer desmandos e injustiças.
Não há possibilidade dos Ministros do STF serem nomeados por merecimento, sem ter a interferência do Executivo? Deveríamos iniciar uma campanha para acabar com esse aleijão em nossa constituição
(Jorge Margins César)

( Grupo Guararapes / Cel Pinheiro - SITE - )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

07/Novembro/2005:

“ O MITO DE SÍSIFO ”

Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade. 'Acho que tudo está bem', diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens. Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertence-lhe.”

( Albert Camus - Biografia - 1913 / 1960 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

08/Novembro/2005:

“ NOTAS SOBRE A EPIDEMIOLOGIA DO AMAZONAS ”
- trecho da Conferência realizada pelo Dr. Carlos Chagas, em 1913, no Senado Federal - ortografia original -

“ Exmo. Sr. Dr. José de Si a grande Amazonia, em seus aspectos excepcionaes de um mundo novo e resplendente de maravilhas sem fim, tem constituido o maior thesouro de sabios naturalistas, fornecendo-lhes farta messe de elementos valiosos para illustrar a historia natural do Universo; si ao poeta e ao romancista os grandes dramas da vida humana, desenrolados naquellas florestas, têm inspirado uma immensa litteratura épica, cujas paginas mais bellas glorificam o heroismo do homem em lucta permanente com a inclemencia das coisas; si o estudo descriptivo de observadores sagazes e sabidos em assumptos varios photographa aos nossos olhos extasiados toda a majestade daquelle mundo que desconhecemos; si afinal, sob esses e ainda sob outros muitos e interessantes aspectos a grande Amazonia tem sido estudada e proveitosamente esclarecida: certo é que, no ponto de vista medico, ella permance ignorada, sinão objecto de phantasias aterradoras, que malsinam o valle do nosso rio gigante.

Nas fontes de informações sobre epidemiologia daquellas zonas encontramos os factos encarados através de um pessimismo anniquilador e interpretados sem o criterio profissional imprescindivel.
D'ahi essa tradição de insalubridade que faz da Amazonia uma terra inhabitavel, dahi o predominio de falsas doutrinas sanitarias que procuram fundamentar em condições telluricas ou atmosphericas especiaes, uma suposta inadaptação do homem aquellas regiões.

Sem duvida, na grande Amazonia, a difficuldade de viver só encontra medida exacta na propria facilidade de morrer, sendo alli a vida humana quasi uma epopéa, pela intensidade de causa destruidoras. Cumpre, porém, apreciando os factores que fazem daquellas terras um grande scenario da morte, abandonar o terreno ingrato de doutrinas mais ou menos arbitrarias, para entrar na realidade scientifica, á luz dos conhecimentos modernos, aproveitando o determinismo dos methodos actuaes de pesquizas que fizeram da medicina uma sciencia exacta. Só deste modo, não de qualquer outro, poder-se-á formular noções epidemiologicas seguras; que serviriam de base a um conjuncto de medidas praticas, muito capazes de rehabilitarem, no ponto de vista sanitario, as uberrimas terras da borracha.

Percorrendo a Amazonia e procurando observal-a sob o aspecto medico, experiementamos, de inicio, grandes surpresas.

Dir-se-hia uma pathologia anarchisada. Factos morbidos, que nos eram familiares na obsevação do sul, revestiam-se de modalidades extranhas, furtando-se muitas vezes ao nosso juizo diagnostico. Doenças bem estudadas, conhecidas em sua razão etiologica, em seus processos pathogenicos e na inteireza de sua physionomia clinica, mostravam-se modificadas, ou seja pela gravidade extrema de seus elementos, que não lhe sabiamos attribuiveis. E, de tal modo assim foi, que se poderia quasi admittir alli uma excepção a essa lei de pathologia geral, de fixidez da entidades morbidas, pela qual cumpre sempre orientar o criterio medico na interpretação dos casos clinicos obscuros (...) ”

PS: veja o texto completo, da Conferência realizada pelo Dr. Carlos Chagas, Chefe de Serviço no Instituto Oswaldo Cruz, em 17 de Outubro de 1913, no Palácio Monroe, sede do Senado Federal, no Rio de Janeiro, com ortografia original, em 'Produção Intelectual - CLICK AQUI'

( Dr. Carlos Chagas - Biografia - 1879 / 1934 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

09/Novembro/2005:

“ UM SILÊNCIO NAS HARMONIAS ETERNAS ”

“ Um ser que morre, uma folha que cai, um mundo que desaparece, não são, nas harmonias eternas, mais que um silêncio necessário a um ritmo que não conhecemos ainda. ”

( Luisa Michel - Biografia - 1830 / 1905 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

10/Novembro/2005:

“ O AMOR E A GUERRA ”

“ O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar. ”

( Ninon de Lenclos - Biografia - 1615 / 1705 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

11/Novembro/2005:

“ ASSUNTO VELHO / NOVO PRISMA ”

“ Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele. ”

( Fiódor Dostoiévski - Biografia - 1821 / 1881 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

14/Novembro/2005:

“ O FUTURO INTRODUZIDO NO PRESENTE ”

“ Saber exatamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo. ”

( Victor Hugo - Biografia - 1802 / 1885 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

16/Novembro/2005:

“ O USO DO NOSSO CÉREBRO ”

“ Estamos usando nosso cérebro de maneira excessivamente disciplinada, pensando só o que é preciso pensar, o que se nos permite pensar. ”

( José Saramago - Biografia - 1922 / **** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

17/Novembro/2005:

“ VIAGEM DE BONDE ”

“(...) E aí o bonde inteiro aplaudiu, cada qual só pensava na vaga a seu lado. E, se aquele bonde fosse maior, talvez nesse dia, no Rio de Janeiro, houvesse uma revolução. Talvez o povo do Rio de Janeiro desse ordem de despejo para o seu Governo, lhe apanhasse os trastes, lhe apontasse a estrada, que é larga e vai longe. Mas, feliz ou infelizmente, o bonde era pequeno e, apesar de conter tanta gente, não dava nem para um bochincho. E o Governo, pensando bem, também é de carne como nós — e só um coração de ferro tem coragem de deixar este Rio, assim mesmo apertado, superlotado, sem comida, sem transporte, sem luz e sem água. Como disse um paraíba que vinha junto com o soldado:

_Qual, se no céu faltasse água ou luz, por isso os anjos haveriam de se largar de lá? Céu é céu, de qualquer jeito...”

( Raquel de Queiroz - Biografia - 1910 / 2003 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

18/Novembro/2005:

“ CÚPULA MUNDIAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ”
- trecho da palestra de abertura -

“(...) Esta cúpula deve ser uma cúpula de soluções, deve alavancar os resultados da Cúpula Mundial, ocorrida há dois meses, na ONU de New York, e deve conduzir as tecnologias de informação e comunicação, que estão sendo usadas de novas maneiras, as quais trarão novos benefícios a todas as classes sociais. Sobretudo, deve gerar um novo impulso em direção à economia e às sociedades dos países pobres, transformando as vidas das pessoas mais pobres.

O que significa para nós o conceito "Por uma Sociedade da Informação" ? Nós entendemos que é uma sociedade na qual a capacidade humana seja expandida, edificada, alimentada e libertada, dando às pessoas o acesso às ferramentas e tecnologias que elas necessitam, com a educação e treinamento para usá-las de modo eficiente. O obstáculo, aqui, é mais político que financeiro. Os custos da conectividade, dos computadores e dos telefones móveis podem ser diminuídos. Estes recursos - estas pontes para uma vida melhor - podem se tornar universalmente disponíveis e acessíveis. Nós devemos chamar pela nossa vontade para fazê-lo. (...)”
- CLICK AQUI e leia a íntegra deste pronunciamento -

( Kofi Annan - Biografia - 1938 / **** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

21/Novembro/2005:

“ APAIXONADO PELO ESPAÇO LIVRE ”

“ Durante as compridas tardes ensolaradas do Brasil, deitado à sombra da varanda, eu me detinha horas e horas a contemplar o belo céu brasileiro e a admirar a facilidade com que as aves, com suas largas asas abertas, atingiam grandes alturas. E, ao ver as nuvens que flutuavam, sentia-me apaixonado pelo espaço livre. ”

( Alberto Santos Dumont - Biografia - 1873 /1932 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

22/Novembro/2005:

“ GOVERNABILIDADE ”

“ Como se pode governar um país que tem 246 espécies de queijo ? ”

( Charles de Gaulle - Biografia - 1890 /1970 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

23/Novembro/2005:

“ MINHA GRATIDÃO ”
- trecho do discurso de recebimento do NOBEL -

“ (...) É um imenso prazer para mim que um número crescente de novos físicos encontre a inspiração para o seu trabalho nos estudos e na meditação sobre a teoria molecular. A coroação dos meus estudos, pela estimada e Real Academia Sueca, me proporciona uma grande satisfação e me enche de gratidão, uma gratidão que eu não posso prometer que seja eterna e, em minha idade avançada, eu não posso nem mesmo prometer que seja de longa duração mas, talvez por esta mesma razão, minha gratidão seja agora muito mais intensa. ”

( Johannes Diederik van der Waals - Biografia - 1837/1923 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

24/Novembro/2005:

“ A FELICIDADE ”

“ A felicidade é a compreensão lógica do mundo e da vida. ”

( Baruch Spinoza - Biografia - 1632/1677 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

25/Novembro/2005:

“ A POESIA E A PINTURA ”

“ A poesia é a pintura dos ouvidos, assim como a pintura é a poesia dos olhos. ”

( Félix Lope de Vega Carpio - Biografia - 1562/1635 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

28/Novembro/2005:

“ AÇÃO x TEORIA ”

“ Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria. ”

( Friedrich Engels - Biografia - 1820/1895 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

29/Novembro/2005:

“ O PROBLEMA DA DOR ”

“ O amor é algo mais sério e esplêndido do que a mera bondade.
O amor pode perdoar todas as fraquezas de caráter e amar ainda, a despeito delas; mas o amor não precisa acabar para que elas sejam removidas. ”

( Clive Staples Lewis - Biografia - 1898/1963 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

30/Novembro/2005:

“ EXEMPLO DE COERÊNCIA E INTEGRIDADE ”
- explicação sobre a renúncia a um cargo público -

“ Já casado, eu tive uma paixão, que me levou a desviar-me do meu dever de esposo católico, razão pela qual eu me demiti da Procuradoria Criminal da República. Eu achei que não tinha mais o direito de acusar ninguém depois que eu tinha tido esta atitude. ”

( Heráclito Fontoura Sobral Pinto - Biografia - 1893/1991 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo. This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br